'Carnaval do pagode' registra 12% a mais de foliões nos primeiros dias, diz prefeito

ACM Neto falou de busca por equilíbrio na festa e elegeu ritmo que domina as ruas

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 2 de março de 2019 às 17:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Yasmin Garrido/CORREIO

O prefeito ACM Neto afirmou neste sábado (2) que o Carnaval já reuniu 12% a mais de foliões em relação ao mesmo período do ano passado. “É a confirmação de que o mundo, de fato, escolheu Salvador”, conta ele, que se reuniu com a equipe de secretários neste terceiro dia oficial de festa.

Para o prefeito, uma das consequências do aumento de foliões é a aglomeração de pessoas em determinados pontos do Circuito Dodô, na Barra-Ondina. “O que observei nesta sexta (1º) foi que, na altura do Cristo até o Camarote Planeta Band, no antigo Othon, não cabia mais ninguém, porque estava superlotado”, diz.

Neto diz e que a superlotação tem algumas explicações. Ele afirma que muitos foliões têm entrado no circuito pela Avenida Centenário, desembocando, justamente, na altura do Morro no Cristo. O gestor garantiu que esse é um ponto que vai ser melhor organizado até o final do Carnaval.

“Houve uma explosão da procura dos foliões pelo sistema Lapa/Barra, o que quer dizer que muita gente está pegando o metrô e, depois, o ônibus na Lapa. E a movimentação intensa na Avenida Centenário dificultou, inclusive, a chegada desses ônibus no local da festa”, explica o prefeito.

No entanto, para ACM Neto, o que mais causou a aglomeração de foliões e o, consequente esvaziamento da Barra, é o grande número de trios sem cordas que saíram em sequência nos dois primeiros dias de Carnaval no Circuito Dodô, que tem média de duração dos desfiles de quatro horas.“Quando coloca para desfilar grandes nomes sem corda, é inevitável o povo ir atrás. Vi uma série de trios pipoca, a alegria das pessoas nos desfiles, de poder acompanhar o artista de coração sem pagar nada”, declarou.O prefeito também conta que, por causa disso, nesta sexta (1º), a Barra estava com movimento controlado. “É necessário equilibrar esse fluxo, desenvolver inteligência para organizar os trios sem corda em uma lógica para garantir”, disse.

Outra alternativa pensada pelo prefeito em conjunto com a equipe de secretários é o incremento de “atrações de peso” no Circuito Osmar, o Campo Grande. “Isso faz com que haja equilíbrio”, ressalta. Ainda segundo ACM Neto, a criação dos carnavais dos bairros, os palcos no Rio Vermelho e o Carnaval Náutico também servem para dividir o folião, evitando a superlotação.

Aumento do fluxo Além do aumento na quantidade de foliões, ACM Neto reforça que é possível superar o número anteriormente divulgado pela prefeitura quanto ao fluxo de pessoas que chegam na capital baiana. “A gente deve superar os 800 mil turistas”, acredita.

Isso porque, segundo a Prefeitura, houve aumento de 85% no fluxo de pessoas que chegaram a Salvador pelo ferry-boat. Além disso, foi registrado crescimento de 11% nos usuários do transporte público, comparado com o mesmo período de 2018. “Os donos de hotéis estão satisfeitos, assim como os empresários de carnaval. Este é um excelente momento para a nossa cidade”, diz Neto.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia 2019

Quem manda é o povo O prefeito ACM Neto rebateu a declaração dada pelo coordenador do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Cassini Blohem, de que, para melhorar em qualidade, o Carnaval de Salvador precisaria ser reduzido. “Isso não compete ao prefeito, nem, com todo respeito, ao presidente do Comcar. Quem manda é o folião. É o povo”, diz.

Ainda de acordo com o gestor, desde o pré Carnaval, marcado pelo Fuzuê, Furdunço, Pipoco e as fanfarras da Barra, as ruas estão lotadas de gente. “Eu vi e estive lá todos os dias. Estamos superando em números o ano passado. Então, em minha opinião, o povo quer mais Carnaval. No dia que o povo quiser menos dias, quiser uma festa menor, eu faço”, declara.

ACM Neto complementou e disse que, assim que termina um Carnaval, a preparação para o do ano seguinte já começa. “O Carnaval é planejado sempre e acontece com essa visão de necessidades e ajustes nas reuniões, sempre com novidades e trazendo coisas que sejam importantes para Salvador”, afirma.

Carnaval do pagode e da paz Questionado sobre os destaques do Carnaval 2019, ACM Neto preferiu não escolher.“Eu nunca fico em cima do muro, mas agora terei de ficar. Vou opinar sobre a música do Carnaval apenas na terça-feira (5), mas eu já destaco que estamos com muitas opções boas, como “Abaixa que é tiro”, do Parangolé, ou as canções de Claudinha, Psirico e tantos outros”.No entanto, o que o prefeito não tem dúvidas é que “esse é o Carnaval do pagode”. Para Neto, o ritmo ganhou muita força nos circuitos, principalmente nos projetos independentes, quando os trios arrastam multidões. “Bandas novas como La Fúria se juntam a consagradas como Psirico e Harmonia. Esse momento do pagode baiano é especialíssimo. Poderia me arriscar a dizer que esse é um Carnaval do pagode, dos caras que vêm do gueto e que conseguem falar a linguagem do povo”, diz.

O prefeito também declarou que todas as atrações patrocinadas pela Prefeitura, para trios sem cordas, são baianas. “Exatamente para ter a oportunidade de, no futuro, surgir uma Claudia Leitte, uma Ivete Sangalo ou um Léo Santana, essa galera que ajudou a fazer o maior Carnaval do planeta, nessa renovação permanente para que a gente continue a ter o maior carnaval de todos os tempos”, afirma.

Parceira Além de divulgar o balanço da Prefeitura, ACM Neto ressaltou hoje a importância da parceria entre município e governo estadual. “Graças a Deus, estamos tendo um ano de paz com o governo, inclusive na abertura do Carnaval isso pôde ser visto”, diz.

Para o prefeito, a parceria é de extrema importância para o Carnaval ter, cada vez mais, sucesso e crescimento. “Está tudo tranquilo, não há motivo para estresse. Quanto mais a Prefeitura e o Governo do Estado puderem fazer, melhor, pois quem ganha é o carnaval, a cidade e o folião”, conclui.