Carne de jaca é light e mais barata: como fazer e onde encontrar

Ela se transforma em moqueca, coxinha, patê... E pega o gosto do tempero perfeitamente

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 9 de março de 2018 às 15:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Sérgio Coimba StudioSC/Divulgação)

Quando o assunto é jaca, muita gente pensa apenas na fruta já madura: docinha, cheia de gomos e com aquele cheiro marcante -  amado por uns e detestado por outros. Porém, para se surpreender, basta pegar a fruta ainda verde. Partida ao meio, ela revela diversas texturas (confira a ilustração abaixo) e cada parte pode ser usada para uma coisa diferente. 

Parece, mas não é  Vegana há quase um ano, ou seja, sem consumir absolutamente nada de origem animal - incluindo leite, ovos e queijos - a estudante Viviane Marçal, 21, confessa que a jaca é como se fosse carne. “Já fiz moqueca, desfiei. Também já cozinhei os caroços e fiz rosbife”, comenta ela, que já passou um mês inteiro comendo alimentos feitos com a fruta. “Eu gasto muito menos do que quando comia carne. Paguei R$ 15 e isso me alimentou por um bom tempo”, garante.

Apesar de muito consumida por veganos e vegetarianos, a carne de jaca tem tudo para fazer parte da refeição de qualquer pessoa. Isso porque, segundo o cozinheiro Theo de Carvalho (@vegetheo no Instagram), o importante é a textura. “São muitas possibilidades dentro dela. Você pode temperar e deixar com o gosto que quiser, todo mundo pode comer”, acredita. 

Como fazer A primeira coisa é comprar uma jaca verde, que não tem cheiro e nem gosto de nada.  “Também é preciso tirar o talo e lavar. É bom que não seja muito grande, porque tem que cortar os pedaços e colocar na panela de pressão com água por 30 minutos”, explica Theo. Feito isso, é descascar e soltar a imaginação.  

No caso do cozinheiro, ele não dispensa quatro ingredientes: tomate, orégano, alho e cebola. Deixar marinando, com limão, azeite e sal também é uma opção. “Tudo depende do que a pessoa quer fazer”, constata. Com Viviane, rendeu até uma espécie de bacalhau natureba, que ela carinhosamente batizou de Jacalhoada. “Usei a parte desfiada, coloquei batata e azeite", relembra. Coxinha feita por Theo de Carvalho (Reprodução: Instagram) A maioria das jacas vendidas em feiras e supermercados já está madura, portanto, pode ser difícil de encontrar a fruta do jeito necessário, verdinha. Pensando nisso, a farmacêutica Juliete Morais, 24, se juntou com seu pai, o comerciante Adelmário Moreira, 60, e fundou o Quintal Verde (@quintalverdesalvador), um fornecedor de produtos naturais. Basta ligar (71 99399-4605) e pedir. Um quilo de jaca pré-cozida custa R$ 25.

Melhor que carne A nutricionista Alessandra Ferreira (@alessandraferreiranutri no Instagram) garante que a carne jaca é melhor do que a carne animal. E não engorda, se for consumida com moderação. “É uma excelente fonte de carboidratos e proteínas. Rica em potássio, ferro, zinco, fibras e vitamina C”, argumenta.

Alessandra também frisa que só os alimentos vegetais são antioxidantes e livres de agentes cancerígenos. Porém, quem tem diabetes e problemas renais deve evitar, devido ao alto índice de carboidratos e potássio.

Receitas

Moqueca de jaca verde, por Bela Gil A moqueca de jaca rende até quatro porções (Foto: divulgação) Ingredientes 400g de jaca verde 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 2 tomates 1 pimentão vermelho 1 maço de coentro Pimenta dedo-de-moça 400 ml de leite de coco 1 colher (sopa) de sal 2 colheres (sopa) de azeite doce e 3 de azeite de dendê

Preparo Ferva os gomos de jaca com caroço por 30 minutos. Reserve. Numa panela, esquente azeite, cebola, alho, tomate e pimentão. Peneire a jaca pré-cozida com limão. Bote a jaca, o leite de coco e o coentro no refogado. Ao ferver, misture o dendê e apague o fogo.

Recheio de carne, por Quintal Verde O recheio de carne de jaca pode incrementar diversas receitas (Foto: Divulgação) Ingredientes 1 jaca verde 1 cebola 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico 1 tomate picado 1 batata picada 1/2 xícara de azeitonas verdes 1 colher (sopa) de shoyu Sal, salsinha e condimentos

Preparo Cozinhe a jaca na pressão (meia hora). Desfie. Refogue com a cebola, junte os temperos, o sal e o vinagre. Coloque tomate e azeitonas. Desligue e bote a salsa.

Patê de caroço de jaca, por Isis Freitas, do Doces & Cores O caroço da jaca é a matéria do patê (Foto: divulgação) Ingredientes 2 xícaras (chá) de caroço de jaca Água (para cobrir o cozimento dos caroços) Sal grosso (a gosto) Óleo de coco ou azeite (a gosto) Manjericão (a gosto) Cebolinha (a gosto) 3 dentes de alho 1 cebola

Modo de Preparo Cozinhe os caroços de jaca com casca por 15 minutos na panela de pressão, com um pouco de sal. Reserve o caldo. Refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Depois de cozidos, retire a casca. Coloque no liquidificador os caroços, o refogado, as folhas de manjericão e de cebolinha já higienizadas, com um pouco do caldo do cozimento do caroço e sal. Depois de bater todos os ingredientes, acrescente um fio de óleo de coco para finalizar.

Coxinha de jaca verde, por Gastrolândia A coxinha é uma das receitas mais famosas com a fruta (Foto: divulgação) Ingredientes da massa 4 dentes de alho picados 2 xícaras de água 1 colher de chá de sal 1/2 colher de chá de açafrão 1/2 xícara de óleo 3 xícaras de farinha de trigo

Ingredientes do recheio 2 dentes de alho picados 1/2 cebola picada 1 tomate cotados em pedaços grandes Sal, curry e pimenta do reino a gosto 1 e 1/2 xícaras de jaca verde cozida e desfiada 1/3 xícara de cheiro verde picado 10 azeitonas verdes picadas

Modo de preparo (recheio) Selecione uma jaca verde e cozinhe com a casca em torno de 20 minutos, em uma panela de pressão.  Após o cozimento, retire a casca e desfie.  Esse processo também pode ser feito com um ralador.

Modo de preparo (massa) Em uma panela, refogue o alho em fogo baixo com um pouco de óleo. Espere dourar para acrescentar água, sal, açafrão, o restante do óleo e a farinha. Mexa rapidamente até que a massa desgrude da panela. Tire a massa da panela e deixe esfriar para rechear e formar as coxinhas.

Montagem Após a massa esfriar, pegue uma pequena porção e modele uma bola, utilizando a palma da mão. Com o auxílio do polegar, faça um buraco no meio da bola e aumente gradualmente para que o recheio fique igual dentro do salgado. Coloque o recheio nesse buraco. Puxe a massa para cima com a mão cobrindo o recheio e formando um biquinho. Depois de finalizadas, mergulhe cada coxinha em um recipiente com água e, em seguida, em outro com farinha de rosca. Frite em óleo bem quente por imersão.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: