Carta aberta ao sr. Ricardo Davi, presidente do Esporte Clube Vitória

Humberto Sampaio é sócio torcedor e conselheiro do Esporte Clube Vitória

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Salvador, 15 de agosto de 2018. Caro Ricardo Davi,

Apesar de termos nos encontrado uma vez, logo após a sua eleição para presidente do Esporte Clube Vitória, quando da sua primeira e única entrevista para a TV Bandeirantes de Salvador, creio que você não lembre de mim. Portanto, peço licença para me apresentar.

Eu sou Humberto Sampaio. Tenho 48 anos, sou jornalista e publicitário, marido de uma mulher maravilhosa e pai de dois filhos fantásticos. Mas, acima de tudo isso, sou torcedor do Vitória. Pode até parecer estranho pra você que alguém diga que “acima de tudo” está o fato de torcer para o Vitória. Mas, para mim, é inegável: o Vitória está e estará sempre em primeiro lugar. E tenho certeza que não sou o único, entre os mais de 3 milhões de rubro-negros baianos, a pensar assim.

É importante essa apresentação, pois acompanho o Vitória desde os meus 2  anos de idade, quando,  ao lado de meus pai e irmãos, comecei a frequentar as arquibancadas da velha Fonte Nova. De lá, segui, já adolescente, para o Barradão. Naquele tempo, só havia a parte central da arquibancada e o acesso ao estádio era tarefa feita apenas por apaixonados. Driblávamos a distância, a ausência de transporte público, as vias sem calçamento e o lixo do então Aterro Sanitário de Canabrava para chegar ao nosso Santuário.

Nos estádios - seja na velha Fonte ou no Manoel Barradas - vibrei, me emocionei,  tive grandes alegrias e também algumas tristezas. Conheci muitas pessoas e fiz inúmeros amigos. Mas, não sei por que, jamais o encontrei em nenhum desses ambientes.

Muitos me dizem que é pelo fato de que você só deu as caras na Toca do Leão quando foi levado até lá pelas mãos daquele que foi o segundo pior presidente da história do nosso clube, o tal Carlos Falcão, de triste memória.

Muitos acreditam que o fato de você ter sido auxiliar de Falcão, na posição de diretor de Marketing, por si só já é uma nódoa indelével em seu currículo. Mas eu relevo, pois sei que funcionários subalternos não são responsáveis pelos desastres administrativos de seus superiores.

O que realmente me preocupa é a sua posição atual perante o clube. Afinal, está em suas mãos gerir os destinos de um entidade centenária e que é a paixão de milhões. Isso não é tarefa para aventureiro, amadores ou incompetentes. E, pelo seu desempenho até agora, você certamente se encaixa em ao menos uma dessas categorias.

O desastre da sua administração se tornou evidente já em seu primeiro grande desafio em campo: o Ba-Vi do dia 19 de fevereiro deste ano. Você estava presente. Sentado no camarote da presidência, onde assistiu em acomodação confortável a confusão generalizada provocada pelo destempero de seus subordinados.

Só mesmo os que se sabem sem comando são capazes de agir daquela maneira diante de um comandante.  Pior, você foi conivente e tíbio perante o que viria logo em seguida: o abandono de campo em plena disputa. Aquilo foi um ato de covardia sem precedentes e até inimaginável para os que sabem do brio e da honra que o Esporte Clube Vitória sempre ostentou em toda sua gloriosa história.

Essa frouxidão, certamente, era um prenúncio de novas decepções que adviriam. Não deu outra: perdemos o Campeonato Baiano sem empatar uma partida sequer com o rival. Aliás, perder Ba-Vis virou marca registrada de sua gestão.

Infelizmente, a sua mania de envergonhar toda uma Nação não parou por aí. Sob o seu comando - ou seria descomando - fomos eliminados de todas as competições que disputamos este ano - com direito a goleada do Sampaio Correia, na Copa do Nordeste.

E o que você faz diante disso? Não precisa responder, pois todos nós rubro-negros sabemos: NADA. ABSOLUTAMENTE NADA!

Aliás, fazer o nada tem sido outra marca da sua gestão, assim como o engodo e a incompetência. Das suas promessas de campanha, nenhuma foi cumprida até agora. Cadê o tal patrocinador master que você garantiu que já tinha na manga para anunciar logo após a sua posse? Cadê a tal profissionalização do nosso Departamento de Futebol? Cadê o apoio ao Basquete, que era um produto novo e importante para divulgação da nossa marca e que você deixou acabar? Agora, você até inventou um factoide, ao anunciar uma equipe para disputar o Campeonato Baiano da modalidade. O que você não percebe é que, ao contrário de você, os legítimos rubro-negros pensam grande e querem mesmo é o NBB. 

Teria muito mais a acrescentar, mas não caberia neste espaço. Por isso, só tenho mais uma coisa a lhe dizer: esqueça o orgulho, procure o resto de vergonha que ainda habita em algum lugar do seu âmago e não espere nenhum minuto a mais. RENUNCIE HOJE. Humberto Sampaio é sócio torcedor e conselheiro do Esporte Clube Vitória

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores