Carteira CORREIO: Vale a pena parcelar as dívidas da fatura do Cartão de Crédito?

Você pode participar desta coluna, mande suas dúvidas para: [email protected]

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 8 de maio de 2017 às 14:46

- Atualizado há um ano

Não consegui pagar a fatura integral do cartão no último mês. Não paguei apenas o mínimo, mas acumulei uma dívida de R$ 1 mil. O cartão já me mandou propostas de negociação. Vale a pena mesmo parcelar esta dívida ou é melhor eu buscar outra alternativa? - AnônimoOlá, Anônimo. Os juros do cartão de crédito são os mais agressivos do mercado e podem tirar toda sua capacidade de consumo, portanto é fundamental fazer uma boa gestão dos seus gastos mensais para não entrar nesse endividamento. Em relação a sua dívida do cartão, recomendo que se antecipe e busque uma negociação com a operadora do cartão, mas fique atento às taxas de juros. Verifique também as opções de crédito direto (CDC), ou consignado, que possuem taxas de juros menores e se torna uma alternativa mais barata que o próprio parcelamento do cartão.

Vou sacar esse mês o dinheiro que ficou na conta inativa. Como fazer render esses R$ 500? - Ana Lúcia CarvalhoOlá Ana. Existem várias opões de investimento disponíveis no mercado e a premissa básica para poder lhe orientar com assertividade, seria conhecer seus projetos e desejos para o futuro, porque isso é determinante para um bom planejamento financeiro. Mas no geral, eu recomendo que você deixe esse recurso na caderneta de poupança e continue acumulando a cada mês. Quando tiver um volume maior, comece a pensar em outras opções como o Tesouro Direto, CDB, dentre outras. Espero ter ajudado.

Tenho recebido insistentes ligações de cobrança por parte de uma dívida que tenho, inclusive em horários indevidos e que não trazem qualquer possibilidade de negociação. Sei que devo, mas até que ponto esse exagero na abordagem atenta quanto aos direitos do consumidor? - Rafael SantosOlá Rafael. As empresas de cobrança utilizam desse recurso para tentar alcançar o seu objetivo que é receber o pagamento, mas o que posso lhe acrescentar do ponto de vista financeiro é que à medida em que o tempo da dívida aumente, a possibilidade de conseguir uma boa negociação também aumenta. Então lhe recomendo que se organize financeiramente e comece a reservar um pouco de recurso financeiro para poder fazer uma negociação no futuro, mas tenha atenção ao seguinte: nunca aceite ou faça acordo que não possa cumprir. Isso só vai prejudicar ainda mais a sua situação. Até à próxima.