Carteiras de trabalho serão feitas em prefeituras-bairro e postos do Simm

A prefeitura vai assinar um convênio com a MTE para oferecer o serviço nas unidades

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

O processo para retirar a carteira de trabalho ficará mais cômodo para os soteropolitanos a partir de junho. Na próxima segunda-feira (15), a prefeitura de Salvador vai assinar um termo de cooperação técnica com o Superintendência Regional do Trabalho (MTE) para que esse documento seja feitos nas dez prefeituras-bairro da cidade e nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Com a mudança, o cidadão que mora distante dos postos do Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC) e da MTE, mas reside próximo de uma prefeitura-bairro ou do Simm terá a opção de fazer a carteira de trabalho mais próximo de casa.Atualmente, as carteiras de trabalho são feitas apenas nos SACs e na MTE (Foto: divulgação)Segundo o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, nos postos do Simm serão oferecidas 40 carteiras de trabalho por dia. Os servidores vão passar por processo de capacitação e a estimativa é de que o serviço comece a funcionar a partir do próximo mês. "Essa era uma demanda reprimida. O cidadão tinha a necessidade de ter outro local para fazer esse tipo de serviço. Diante das demandas de acessibilidade nós procuramos a Superintendência e propomos o acordo. Agora, o cidadão não vai precisar ter que se deslocar mais até o centro da cidade. No mês do trabalhador a prefeitura está dando esse presente para a cidade", afirmou.

O secretário informou que nas unidades do Somm haverá duas formas de fazer e retirar as carteiras de trabalho: o cidadão poderá agendar o serviço (como acontece nos SACs, atualmente) ou realizá-lo no mesmo dia, através de senhas. As regras para o atendimento estão sendo definidas. Movimentação na porta do Simm (Foto: Arquivo CORREIO)Nos bairrosO diretor-geral das prefeituras-bairro de Salvador, Júnior Magalhães, informou que ainda não existe uma estimativa de quantas carteiras de trabalho serão feitas, por dia, nas dez unidades, mas disse que o atendimento será realizado das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. "A quantidade de documentos que serão emitidos vai depender do tempo que esse serviço demanda por atendimento. Por exemplo, se for 15 minutos por pessoa isso vai dar uma média de 32 carteiras por dia. Estamos vendo esses ajustes. O mais importante é que o cidadão terá esse serviço mais próximo de casa", afirmou.O atendimento será implantado nas dez prefeituras-bairros de uma única vez. Para fazer a carteira de trabalho é preciso apresentar um documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão; CPF; Comprovante de residência com CEP; Comprovação do estado civil.População procura por atendimento na prefeitura-bairro da Ribeira (Foto: Arquivo CORREIO)A atual sede do Simm fica no bairro do Comércio, na Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto e com sedes também em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; na Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja e Cabula - Praça da Mangueira, 84, Cabula VI.As prefeituras-bairro estão localizadas nos bairros de Paripe, Centro, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Cabula, São Marcos, Liberdade e Valéria.