Caruru e missa: confira a programação do dia de Cosme e Damião

Na Feira da Sete Portas, tem distribuição da iguaria para 2 mil pessoas

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 15:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

É como a sabedoria popular: tradição se respeita. E o babalorixá André Nery, 44 anos, leva isso a sério. Há mais de 20 anos, André, que é proprietário da Barraca do Chapéu, na Feira da Sete Portas, oferece o seu tradicional caruru de Cosme e Damião. Nesta quarta-feira (27), não vai ser diferente.

O caruru começa a ser distribuído gratuitamente a partir do meio-dia, na própria barraca, que fica no boxe 82. “Vou começar a preparação hoje (terça) à noite”, adianta o babalorixá, que vai transportar a comida em dois carros de sua casa, no Horto Florestal, até a Sete Portas. A iguaria será preparada para cerca de duas mil pessoas. 

O caruru dele já é conhecido. André costuma receber desde o pessoal da própria feira até turistas. “É uma fila que vai da entrada do portão até a outra entrada. Eu sou apaixonado pelos Erês, então adoro. Eles me ajudam muito, então a gente tem que agradar eles para ser agradado também”.

O costume de oferecer um caruru começou com a mãe dele, que passou a devoção por São Cosme. Aniversariante do dia 28 de setembro, André estava na barriga da mãe quando, horas antes de dar à luz, ela comeu um caruru. Depois, teve uma dor de barriga. “Depois, eu nasci. Ela começou a fazer e quando cheguei à maioridade, foi minha vez”. 

Para ele, a feira é o melhor lugar para dar comida porque, lá, há gente de todo tipo. “Tem o pessoal que precisa, o artista, o empresário, os meninos que moram na rua. É o lugar que agrega todo tipo de gente”. 

Missa solene Além disso, a programação continua na Paróquia de Cosme e Damião, na Estrada da Liberdade. Nesta quarta-feira, haverá missas às 6h, 7h, 10h, 12h, 15h30 e 18h. O ponto alto da festa será a Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar, dom Marco Eugênio Galrão, às 8h30. Os paroquianos participarão, ainda, de um momento de louvor às 14h. Às 17h, os fieis saem em procissão da igreja até a Lapinha e retornam ao templo.