Casa da Ribeira promove aula de danças africanas à beira-mar

Acontece neste sábado (8), a partir das 11h;conduzida pela dançarina e coreógrafa Raquel Cabaneco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 18:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Pé na areia, suor, movimento e ancestralidade. Acontece neste sábado (8), a partir das 11h, uma aula de danças africanas conduzida pela dançarina e coreógrafa Raquel Cabaneco. O evento é uma organização da Casa da Ribeira, um espaço coletivo na Avenida Beira Mar, no Bairro da Ribeira, em Salvador, onde o público pode passar temporadas e vivenciar a cultura local. O investimento é de R$ 20. 

A experiência de soltar o gingado ao som de músicas diaspóricas promete guiar os participantes a uma experiência ancestral. É o que adianta Cabaneco, que também é pesquisadora de ritmos como Afrohouse, Kuduro, Azonto, Semba e Kizomba.

“Cresci em um ambiente que respirava dança por influência dos meus pais, que são da Guiné Bissau. Isso foi fundamental para a construção dos meus movimentos. É um prazer proporcionar às pessoas essa mesma energia vital”, afirma a mineira que passará um período na casa coletiva.

A Casa da Ribeira é um lugar para cuidar da mente, descansar e reenergizar. A proposta é ser um espaço inclusivo e seguro para todos os grupos, com muito amor e respeito à diversidade. Também tem o intuito de ocupar a região da Cidade Baixa em um esforço conjunto para descentralizar as atividades culturais acontecidas em Salvador.