Casa de jornalista é alvo de atentado em Camaçari

Três tiros foram disparados contra a residência

Publicado em 25 de julho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

A Polícia Civil está investigando um atentado contra a casa da jornalista Ana Maria Mandim nos dias 11 e 14 deste mês, em Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). No ataque, três tiros foram disparados contra a residência da profissional. Além disso, o relógio de luz (contador) da casa também foi alvo de um incêndio proposital.

Ana Maria também é presidente da Associação de Moradores da Rua Aquarius e Via Parque (AVP), de Jauá. A polícia apura se a causa do ataque tem a ver com denúncias feitas por ela à invasão de uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada às margens da Lagoa de Jauá, em trilha transversal à Rua São Francisco.

Por causa do atentado, a jornalista ficou sem luz em casa durante alguns dias. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a polícia já ouviu testemunhas e, agora, aguarda o laudo da perícia que foi feita na residência. O caso é investigado pela 26ª Delegacia (Abrantes).

Nesta terça-feira (24), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) enviou uma carta ao governador Rui Costa (PT) para pedir a elucidação do caso e celeridade na investigação: "Ao longo de seus 15 anos de existência, a Abraji acompanha casos de abuso e violência contra jornalistas no exercício de sua profissão (...) A Abraji monitora o caso com atenção e solicita a Vossa Excelência que dedique esforços da administração pública no esclarecimento das motivações e autoria dos ataques" (veja mais abaixo). Carta da Abraji (Foto/Divulgação) A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura, disse ao CORREIO que, inicialmente, o sindicato não vai se manifestar em relação ao caso da jornalista, "porque o problema não ocorreu no exercício da profissão". No entanto, Marjorie afirmou que entrará em contato com Ana Maria para prestar solidariedade.