Casa de prêmio Nobel da Paz é alvo de ataque em Mianmar

Coquetel molotov provocou danos materiais pequenos no imóvel onde Aung San Suu Kyi passou vários anos em prisão domiciliar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 08:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Um coquetel molotov foi lançado nesta quinta-feira (1º) na residência de Aung San Suu Kyi em Yangun, onde a vencedora do Nobel da Paz passou vários anos em prisão domiciliar, anunciou o porta-voz do governo de Mianmar.

Ninguém ficou ferido pelo artefato incendiário, que provocou danos materiais pequenos, de acordo com o porta-voz Zaw Htay.

Ele disse que dirigente birmanesa não estava no local no momento do ataque e não apresentou detalhes sobre a motivação.

Suu Kyi estava nesta quinta-feira na birmanesa, Naypyidaw, onde vive a maior parte do tempo. Ela deve fazer um discurso para marcar os dois anos de seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (NLD), no poder.

Depois de permanecer na dissidência por quase 30 anos, 15 deles em prisão domiciliar, Aung San Suu Kyi chegou ao poder em abril de 2016 pós uma grande vitória eleitoral.

Apesar de permanecer como um ícone em seu país, hoje a líder birmanesa é muito criticada no cenário internacional por sua gestão da crise dos rohingyas.

Quase 690 mil membros desta minoria muçulmana que moravam na região oeste de Mianmar buscaram refúgio no vizinho Bangladesh desde o fim de agosto para fugir de uma operação do exército birmanês, chamada de campanha de "limpeza étnica" pela Organização das Nações Unidas.