Casa do Sol encerra atividades ao som de Davi e Moraes Moreira

Estúdio de Verão da TV Bahia, que funcionou entre dezembro e janeiro, será itinerante a partir de 2018

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

Há quem diga que o clima de Carnaval chegou mais cedo em 2017 por conta da Casa do Sol, estúdio de Verão da TV Bahia. Situado na Barra, o espaço se transformou em palco para estrelas como Ivete Sangalo, Léo Santana, Cláudia Leitte, Pablo, Anitta, Saulo, Armandinho, É o Tchan e Osba. Porém, como toda festa tem hora para acabar, a Casa do Sol encerrou as suas atividades ontem, ao som de Moraes Moreira.

“A gente encerra uma atividade de Verão e dá as boas- vindas ao Carnaval. Vamos nos retirar para o Carnaval chegar”, justificou o diretor executivo de televisão da Rede Bahia, João Gomes. Na varanda da Casa do Sol, que serviu de estúdio para programas como Bahia Meio Dia, Globo Esporte, Mosaico, Aprovado e Fuzuê, o cantor e compositor Moraes Moreira se apresentou com o músico e seu filho Davi Moraes. Juntos, os dois passearam por sucessos da carreira de Moraes.Moraes Moreira e seu filho Davi, ontem na Casa do Sol: repertório de sucessos(Foto: Arisson Marinho)

Minutos antes de presentear o público com um pequeno show, Moraes mostrou outra faceta ao recitar um poema para convidados, durante evento que exibiu em primeira mão o Bahia Folia 2017. Exibido para todo o estado e para mais de 120 países, através de uma parceria com a Globo internacional, o projeto de transmissão do Carnaval da Rede Bahia anunciou que seu tema Alegria em Cada Esquina homenageará um tripé: Moraes Moreira, pelo conjunto da obra e por seus 70 anos; os 50 anos do Tropicalismo; e Salvador, a cidade da música.

O Bahia Folia foi apresentado em coquetel para convidados e também contou com a presença do escritor carioca Fred Goes, autor do livro 50 Anos do Trio Elétrico, que bateu um breve papo com o público. “O Carnaval tem uma importância na nossa cultura e Moraes tem papel fundamental de ser cronista do Carnaval. Ele deu voz ao trio elétrico. Somos filhos da folia e a serpentina é nosso cordão umbilical”, disse.

Aguardando no calçadão da Barra desde cedo, a funcionária pública aposentada Lívia Margarida, 64, ficou triste ao saber que era o último dia da Casa do Sol. “Pensei que fosse até o Carnaval. Não sou de sair de casa, mas aqui eu faço questão de vir. Não tem confusão e a música é de qualidade”, justificou Lívia, que também assistiu à apresentação de Natal do maestro Keiler Rego. “É uma proposta que proporciona lazer, direito fundamental do cidadão”, completou sua filha, a estudante Suzana Lima, 34.

Sentado na primeira fileira de cadeiras, o gerente comercial Luís Carlos Santos não escondia que saiu direto do trabalho para ver Moraes: calça social, blusa de botão e sapato fechado. Acontece que o trabalho de Luis fica em Santo Antônio de Jesus, onde mora. “Ah, é paixão antiga! A gente vê que estão valorizando o cidadão e a cultura baiana, oferecendo música de qualidade, né? Pena que já acaba hoje”, lamentou Luis.O público assistiu o show em pé, na cadeira, no chão e no muro da orla(Foto: Arisson Marinho)

Ao CORREIO, Moreira comemorou essa valorização do Carnaval de rua que sempre foi narrado em suas letras. “Sou um militante da folia. Nunca saí com corda e é maravilhoso ver que músicas que fiz tantos anos atrás anos estão vivas! Só tenho a agradecer e cantar!”, vibrou.

Assinada pela cenógrafa Renata Mota, a Casa do Sol marcou a orla da Barra com sua decoração feita de garrafa pet, madeira de demolição e outros materiais recicláveis. Entre 21 de dezembro e 30 de janeiro, o espaço serviu de produção de conteúdo, gravações de programas da Rede Bahia, shows e ações sociais.

Durante esse período, foram arrecadados cerca de três mil brinquedos e 400 livros, todos doados a crianças do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, instituições sociais do Bairro da Paz e Instituto Fatumbi. Durante o mês de janeiro, a Casa do Sol funcionou como ponto de arrecadação de alimentos para a Campanha Carnaval sem Fome, iniciativa do Comitê Ação da Cidadania.

Apesar de ter se despedido do Verão 2017, na noite de ontem, a Casa do Sol já conta com novidades para 2018. “A ideia é que a gente tenha itinerância. A gente tem uma cidade com inúmeras possibilidades e queremos levar esse projeto para outra casa no próximo Verão”, anunciou com exclusividade o diretor executivo de televisão da Rede Bahia, João Gomes.