Casa própria: é melhor usar o FGTS para diminuir tempo de financiamento ou valor da prestação?

Por Edísio freire

Publicado em 23 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

Fiz um financiamento de imóvel pela Caixa Econômica com o prazo de 30 anos para quitar. Pretendo usar o FGTS para abater uma parte da dívida. É melhor abater os valores de trás pra frente, diminuindo o prazo, ou adiantar as taxas normais e diminuir o valor das parcelas? Alexandro Lima

Olá Alexandro. Os financiamentos habitacionais normalmente são de longo prazo, como o seu, e se pretende usar o FGTS para abater as dívidas, o mais recomendado é amortizar o principal, pagando as últimas parcelas e diminuindo assim o tempo de financiamento e o valor de juros pagos. Dessa forma você economiza com juros, seguros e outras despesas do contrato de financiamento. A opção de reduzir a parcela só deve ser considerada se o valor pago mensalmente estiver comprometendo o orçamento doméstico, caso contrário, a opção inicial é a melhor.

Quais os cuidados básicos que uma pessoa deve ter ao iniciar seu novo negócio para não correr o risco de tomar prejuízo? É jogo comprar aquela maquinha de cartão? Priscila Santos

Olá Priscila. Existem vários cuidados que devem ser tomados ao iniciar um negócio, inclusive o planejamento prévio, contudo, os principais são com a estratégia de mercado, verificando os potenciais clientes, e com o capital de giro. Definir o volume de recurso para manter o seu negócio pelo período necessário para a sustentabilidade do projeto é fundamental, caso contrário, correrá o risco de ter falta de caixa e precisar recorrer a empréstimos e financiamentos, onerando a empresa e comprometendo o desenvolvimento do empreendimento. Em relação à maquininha de cartão, posso dizer que ela é bem útil para pequenos negócios, mas que tem uma despesa financeira alta, portanto só é viável para faturamentos até R$ 18mil por mês. Se tiver uma receita mensal superior a esse valor, recomendo pesquisar outras opções.

Qual a melhor opção para adquirir um imóvel? Um consórcio ou um financiamento? Silvonei Lima

Olá Silvonei. A compra de um imóvel é uma decisão de longo prazo, portanto, é importante pensar bastante e fazer bem as contas. Leve em consideração todos os gastos que terá para adquirir o imóvel para evitar a falta de dinheiro na hora de formalizar a compra. O consórcio é uma boa opção, mas se tiver um valor para dar de lance e conseguir ser contemplado em pouco tempo. Pagar consórcio por longos anos à espera de sorteio não é uma boa ideia. Se essa for a sua condição, é melhor guardar esse dinheiro em algum investimento conservador e após acumular o suficiente buscar um financiamento ou, aí sim, um consórcio. Espero ter ajudado e até a próxima.

Mande suas perguntas sobre finanças pessoais para: [email protected]