Casacor 2018 apresenta tendências de decoração para sua residência

Edição da mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo valoriza ambientes compartilhados

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Casacor - tradicional evento de decoração, arquitetura e paisagismo - está mais viva do que nunca. Com o tema Casa Viva, a edição 2018, realizada na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, celebra o morar compartilhado e a integração entre o natural e o urbano. As portas estão abertas ao público desde a terça (2/10). Em tempos de AirBNB, Uber e ferramentas de integração, a Casacor mostra que compartilhar a habitação já é realidade. A estrutura deste ano contará com 36 ambientes espalhados pelo masterplan de autoria do arquiteto David Bastos, dividido entre três espaços: a área dos lofts, o coliving e a costore. Franqueada da Casacor Bahia, Luisinha Brandão afirma que o novo ciclo é um reflexo das novas tendências de morar nas grandes cidades. “O visitante vai perceber que os ambientes grandes e suntuosos vão dar lugar aos apartamentos individuais e espaços de coliving, que são as tendências em moradias nas grandes cidades”, diz. 

Já a arquiteta Cecíllia Reis, que assina a Casa Nero, afirma que a moradia em espaços pequenos é uma tendência à qual devemos nos acostumar. “Hoje, as pessoas estão começando a viver em ambientes minúsculos, e o que os visitantes encontrarão aqui é um trabalho que mostra que pouco espaço não é sinônimo de aperto. Pelo contrário, existem diversas soluções que garantem sim a qualidade de vida que todos nós buscamos”, comenta. Projeto batizado de Origens   aposta no uso de móveis soltos para facilitar a vida do morador. (Foto: Marcelo Negromonte/Divulgação) Sala de Estar

Nenhum ambiente remete ao convívio dentro de uma residência como a sala de estar, e na edição 2018 da Casacor é possível encontrar leiautes para as mais variadas linhas de preferência. Alguns dos principais destaques estão localizados nos apartamentos individuais, onde os arquitetos que assinam projetos precisaram de muita criatividade para ocupar os espaços de maneira funcional.O apartamento Azul da Cor do Mar, assinado por Ana Cervino, Luana Cerviño e Marcio Davi Andrade, é um exemplo disso. A decoração aproveita os espaços unificando as funções de alguns móveis, como a mesa que divide a sala em dois ambientes: estar e jantar. “Idealizamos o conforto da mulher moderna em espaços, já que hoje vivemos em ambientes cada vez menores”, explica. “A utilização de treliças vazadas no lugar de paredes também trouxe uma sensação de amplitude ao ambiente”, diz Ana Cerviño. 

Nos lofts, com uma maior metragem para a distribuição da decoração, alguns arquitetos optaram transformar o espaço em um único ambiente, como fez a arquiteta Dinah Lins, no Origens. “Fiz uma sala com varanda para receber os amigos, inteiramente inspirada na região do Rio Xingu. Uma das minhas preocupações, porém, foi essa tendência de constantes mudanças, por isso, priorizei o uso de móveis soltos que facilitam a vida do morador em caso de saída do imóvel”.

Já a arquiteta Jessica Araújo, que assina o loft Meio Bossa Nova e Rock’n’Roll, preferiu um projeto completo, com ambientes integrados. “Propus a complementação da sala e cozinha, banheiro e quarto aproveitando técnicas de iluminação e vista para a Baía de Todos-os-Santos”.

O arquiteto David Bastos, buscou priorizar a inovação e o requinte, trazendo uma composição com materiais escuros, como o piso, a parede e o teto em Carvalho Ebanizado, além de louças e metais pretos. O loft foi decorado com a mobília da multinacional italiana Natuzzi, com destaque para a poltrona Viaggio, com estrutura em madeira combinada com armações metálicas, que envolvem o acolchoado de penas de ganso, e revestimento 100% em couro. Espaço pequeno exige foco no essencial, como na criação de Cecília Reis e Mariana Barreto (Foto: Gabriela Daltro/Divulgação) Cozinhas

Decorar uma cozinha apertada é uma missão desafiadora. Com o projeto Casa de Nero, as arquitetas Cecillia Reis e Mariana Barreto buscaram mostrar que o segredo para aproveitar bem o pouco espaço é focar no essencial. “No espaço da Copa, nós contrariamos a regra que diz que uma bancada deve ter 60cm e a reduzimos para 45cm. Nela, colocamos um cooktop e o micro-ondas, além do armário embutido. Essa compactação tem chamado a atenção das pessoas”, aponta Cecillia, que preferiu o frigobar em vez da geladeira.

Já o arquiteto Rodrigo Rodrigues assina o espaço Loft do Chef, que tem a cozinha gourmet como foco. O conceito buscou criar um pomar dentro da cozinha e trazer elementos como uma bancada e pequenos sofás, transformando o cômodo em uma área de convívio. “Nossa forma de valorizar a cozinha foi questionando essa regra de preparar o prato lá para servir na sala”, afirma. “Com esses elementos,  a cozinha se transforma em um ponto de encontro para as pessoas da casa”, completa. Além da vegetação utilizada no paisagismo, Rodrigo valorizou a vista para a Baía, trazendo o aspecto de ambiente aberto. Cômodo assinado por João Freire simula uma suíte de hotel e utiliza madeira escura. (Foto: Marcelo Negromonte/Divulgação) Quartos

Em busca de uma linha mais arrojada, o arquiteto João Freire criou o quarto Em Ritmo de Bossa, que contraria o layout de “frescor” dos demais projetos. “É um quarto que simula uma suíte de hotel, onde o cliente poderá receber pessoas. Por isso, utilizei madeiras mais escuras e acabamentos mais quentes em couro e veludo, traduzindo um ambiente mais masculino”, diz. Por conta do espaço reduzido, ele utilizou  painéis de espelho bronze para aumentar a sensação de amplitudo.

A Casa Nero também surpreendeu no projeto apresentado ao inovar e pôr o “dormitório” no centro do apartamento, com persianas automáticas que formam um casulo ao redor da cama. “Concebemos esse espaço pensando nos quartos-cápsula do Japão, inclusive propomos aos visitantes experimentarem, pois é muito aconchegante”, explica Cecillia Reis. O loft Cinco, assinado por Fernanda Messias, Paula Almeida, Silvana Messias e Mirella Oliveira se destaca ao apostar no quarto fechado com painéis de correr, que podem ser integrados com o restante do ambiente, e uma cama tatame que gera mais descontração e conforto. O uso de banheiras é uma tendência para a decoração de banheiros nos projetos da Casa Cor. (Foto: Marcelo Negromonte/Divulgação) Banheiros

O banheiro é  cômodo mais íntimo da casa, mas nem sempre é valorizado quando o assunto é decoração. A  Casa Cor mostra que o  espaço também pode ser palco de inovação. E uma das tendências que se apresenta entre os projetos da Casa Cor é o uso das banheiras, item não tão comum nos lares soteropolitanos. Na Casa Nero, as arquitetas Cecillia Reis e Mariana Barreto apostaram no luxo. “Trouxemos um projeto de sanitário com uma banheira em mármore especial branco, e um vaso sanitário suspenso, que dá uma impressão de flutuar. Os adornos trazem tons dourados para flertar com um aspecto mais clássico e luxuoso”, relata Cecília. 

O Loft do Chef, de Rodrigo Rodrigues e Marcelo Rocha, conta com um banheiro conjugado ao quarto, e além do piso elevado que valoriza o posicionamento do cômodo dentro do projeto, também conta com revestimentos em tons escuros ao redor da banheira branca, dando charme e leveza ao espaço. “Trouxemos o conceito de ‘urban jungle’ também para o banheiro, através do teto verde, e trabalhamos essa ‘caixa’ com com duas aberturas, uma é entrada e o outro é um painel para a Baía, tornando essa área um ponto de destaque em meio aos ambientes”, afirma Rodrigo.

CASACOR Bahia 2018

Quando 2 de outubro a 11 de novembroOnde Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do CarmoHorário e preço Terça a domingo das 16h às 21h. R$ 40 (inteira), meia (idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE).