Casal tem carro roubado na Estrada do Coco; cão estava no veículo

Scott, da raça border collie, foi resgatado horas depois; bandidos abordaram vítimas perto de obra na BA-099

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2017 às 21:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Ao retornar de Guarajuba, no Litoral Norte, onde passaram o feriado da Independência, um casal de namorados foi assaltado na Estrada do Coco (BA-099), na madrugada desta sexta-feira (8), e teve, além do carro, o cachorro de estimação levado por bandidos.

Os estudantes, que preferiram não se identificar, estavam passando por um trecho em obras, na altura da ponte de Barra do Jacuípe, por volta de 1h. Quando o carro reduziu a velocidade e parou, próximo à placa de “pista interditada”, quatro homens, dois deles portando armas, abordaram o casal e roubaram o veículo. Além do Chevrolet Ônix preto (placa PKP-3255), Scott, um cão de raça border collie, de 3 anos, que não pôde ser tirado a tempo, foi junto.

[[publicidade]]

A preocupação com o animal, segundo o pai da estudante vítima do assalto, deixou a família desesperada.“Os dois conseguiram uma carona com um caminhoneiro até o posto policial do Imbuí (em Salvador). Um policial me ligou e eu fui buscá-los. Minha filha chorava por conta de Scott, minha esposa chorava. Ninguém conseguiu dormir lá em casa essa noite”, disse o pai da jovem, o oftalmologista Edson Silveira, 55 anos. Com toda a aflição, uma campanha na internet foi realizada pela família, sendo compartilhada amigos e desconhecidos nas redes sociais. “A solidariedade com isso tudo foi o que fez possível que a gente conseguisse resgatar ele”, conta Silveira.

Alívio Às 13h desta sexta-feira (8), a boa notícia chegou: Scott havia sido resgatado, ileso, e estava aguardando sua família em um petshop na Região Metropolitana de Salvador.

Quem encontrou o cão foi Ana Paula Santos de Jesus, 30, dona do petshop Pipet, localizado no Caji, na cidade de Lauro de Freitas. Ela relata que encontrou o cachorro por volta de 10h e que ele estava perdido e com aparência de cansado.“Encontrei ele aqui na praça. Como eu tenho pet, percebi que ele estava procurando o dono. Ele estava andando pela praça, eu chamei e ele veio. Coloquei uma coleira no pescoço e trouxe ele pro pet. Ele estava exausto, acredito que ele tenha vindo andando de longe”, conta Ana Paula, que afirma ter chegado a procurar o dono do cachorro pelo bairro, não tendo êxito. Foi quando a empresária pegou seu celular e encontrou a campanha realizada pela família. “Em um grupo do WhatsApp que eu estou postaram a foto de uma moça desesperada que estava atrás de seu cão desparecido. Eu achei ele parecido e sinalizei que poderia ser ele. Então, a família entrou em contato comigo e eu mandei fotos e vídeos, confirmando que realmente era ele”, conta. 

Abaixo, um dos apelos compartilhados nas redes sociais, com o aviso do desaparecimento do cachorro.

O caso chegou a ser veiculado por uma emissora de TV, o que também contribuiu para que o cachorro fosse resgatado mais rápdio. “Esse compartilhamento todo e esse alcance trouxe Scott de volta para a gente. Eu quero agradecer a todo mundo que compartilhou”, disse Silveira.

GPS indicou localização de carro O carro do rapaz também foi resgatado. O GPS apontou que o veículo havia sido levado para a frente da Ceasa, na CIA Aeroporto, bairro de São Cristóvão. “Recebemos essa informação umas 2h, mas eu não queria chegar de madrugada. Então, eu esperei amanhecer e fui com o namorado da minha filha. A gente rodou tudo e não encontramos o carro. Só achamos depois, em um ponto de desova do bairro”, conta o oftalmologista. O carro, que estava sem avarias, foi resgatado por volta de 15h.

Apesar disso, pertences das vítimas acabaram sendo roubados. "Somente levaram os pertences materiais e documentos: roupas, celulares e um laptop", comentou uma das vítimas.

Procurada pelo CORREIO, a concessionária da BA-099, CLN, não foi encontrada até o fechamento desta matéria para comentar a incidência de crimes na área próxima às obras da ponte de Barra do Jacuípe.