Casamento coletivo ao pôr-do-Sol reúne 50 casais em Salvador

Os casais foram isentos das taxas para agendamento do casamento, e alguns também receberam apoio para maquiagem e vestido de noiva

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 04:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Noiva com vestido branco, noivo com paletó e gravata, marcha nupcial tocando, cerimônia com vista para o mar, pôr-do-Sol e até fogos de artifício para celebrar. Esse casamento, que parece dos sonhos, foi realizado nesta sexta-feira (15) para 50 casais. A cerimônia coletiva foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) no Quartel de Amaralina.

Antonieta dos Santos, de 67 anos, vive com Ubiratã de Almeida, 67, há 55 anos. “A gente não teve oportunidade de casar antes. Superamos todas as dificuldades, como a falta de emprego, e agora é só vitória”, conta a aposentada. Antonieta e Ubiratã se conheceram no carnaval de 1962 (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Ela e o noivo se conheceram no carnaval de 1962 e hoje têm 13 filhos, 13 netos e 15 bisnetos “Eu não gosto de agitação, mas tô muito feliz aqui”, diz o noivo Ubiratã. A escolha do figurino dos noivos e do buquê ficou por conta de uma das filhas, que não pôde comparecer à cerimônia porque estava organizando uma festa de casamento para os pais. “Agora a gente só planeja passear e curtir”, sonha a noiva.

Os casais foram isentos das taxas para agendamento do casamento, e alguns também receberam apoio para maquiagem e vestido de noiva. “Estamos cumprindo o papel de cidadania de resgate desses noivos. Muitos estão juntos há 30, 40 anos, e hoje eles conseguem oficializar essa união”, disse a deputada federal Tia Eron, secretária da Semps.

A secretária Ivete Sacramento, esteve presente à cerimônia “Esse é também um evento de reparação porque resgata a auto-estima do povo negro de Salvador”, disse a representante da Secretaria Municipal da Reparação (Semur).

Após 19 anos de união e dois filhos, Silene Santos, 30 anos, dona de casa, oficializou seu relacionamento com William Pontes, metalúrgico, 33. "Nós estamos aqui nessa celebração recomeçando nosso relacionamento e provando que o amor verdadeiro existe”, diz o noivo. Silene e William estão juntos há 19 anos e têm dois filhos (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Eles se conheceram quando tinham 15 e 17 anos, respectivamente, e foram logo morar juntos. “Eu vivia na roça, mas não queria aquilo pra minha vida. Conheci ela, vim pra Salvador arriscar a vida e fiquei na casa dela. Fui bem recebido por meus sogros. Hoje estamos também comemorando nossa história, nossos filhos, nossa condição financeira que está melhor, nossa casa própria e nosso carro", diz William. Ele e Silene têm dois filhos, Wesley, de 11, e Robert, dois anos.

Teve casal que não se desgrudou nem durante a entrevista. “O lugar tá perfeito, muito romântico, eu não imaginava”, diz Luciana Oliveira (“Já posso usar o nome dele, né?”), balconista de 25 anos. Ela e o noivo estão juntos há 12 anos. “Já enfrentamos dificuldade financeira e nos mantivemos juntos”, conta Roberto Oliveira, auxiliar de triagem de 32 anos. Luciana e Roberto não se desgrudaram nem durante a entrevista (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O casal planeja ter filhos nos próximos anos. “Vou ter trigêmeos daqui a dois anos, já profetizei”, brinca Roberto. Os dois casaram na igreja no mesmo dia, após a cerimônia civil no quartel. 

Casais mais novos também aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. “A gente quer agora realizar nossos objetivos juntos e construir uma família”, revela a noiva Patrícia Palma, manicure de 26 anos. Ela e o noivo se conhecem há um ano e já moram juntos. “A gente se ama muito e temos muito diálogo no relacionamento”, diz apaixonado Leandro Figueiredo, pedreiro de 35 anos. Ansioso para casar com Patrícia, ele não tirou o sorriso do rosto. Leandro e Patrícia oficializaram o relacionamento de um ano (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O casal Samai e Márcio está junto há dois anos e se conhece há sete. “O relacionamento começou sem comprometimento, mas não tinha como não virar coisa séria”, conta o noivo apaixonado. O casal comprou a casa nova depois de economizar nove anos. “Sempre sonhei em casar, principalmente depois de conhecer ele”, conta Samai, agente de crédito de 30 anos. "De jeito nenhum", disse Márcio sobre levar os filhos para a lua-de-mel (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O noivo Márcio Rodrigues, rodoviário de 39 anos, quase não parou de falar quando perguntado sobre as qualidades da esposa: “Carinhosa, muito atenciosa, companheira, simples, a gente conversa bastante… Nosso relacionamento tem paz. Tudo isso me faz amar Samai”, diz ele sobre a noiva. Cada um tem um filho de 12 anos de outros relacionamentos. “Eles se consideram irmãos”, conta o noivo. Perguntado se as crianças iriam para a lua-de-mel, que eles ganharam de presente, a resposta foi curta: “De jeito nenhum!”, ele ri.