Casarão tombado pelo Iphan desaba em Cachoeira, no Recôncavo

Imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 10:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Bahia

Parte do prédio onde fucionava o antigo Hotel Colombo, de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia desabou na madrugada do último sábado (19). Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (22) pelo Jornal da Manhã, da TV Bahia,  imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por vistorias recentemente.

O prédio estava vazio na hora do desabamento e pedaços de paredes ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho, local de importância histórica, porque serviu de ponto de encontro para as lutas pela Indepêndencia do Brasil na Bahia.

O Iphan informou, em nota enviada à TV Bahia, que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo, mas que passou por uma vistoria na última semana, e que não foram identificados riscos de desabamento ou danos.

Ainda segundo o Iphan, é provável que o prédio tenha ruído a partir da parte interna. Na segunda-feira (21), o prédio passou por uma nova vistoria.

A próxima etapa, ainda segundo o Iphan, é a notificação do propriétario do casarão, que deverá se responsabilizar pelo imóvel, já que o tombamento é o reconhecimento da relevância de um bem enquanto Patrimônio Cultural, mas não tira do proprietário o dever de manutenção do espaço.

A prefeitura de Cachoeira  também se manifestou através de nota, afirmando que, apesar de não ser um imóvel do município, vai colaborar com a restruturação do prédio.