Casas da Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação, serão reformadas

Segunda etapa do Morar Melhor no local vai beneficiar 150 famílias

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Yasmin Garrido/CORREIO

O prefeito ACM Neto assinou nesta quinta-feira (4) a ordem de serviço que dá início às obras em 150 casas da localidade de Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação. As reformas fazem parte da segunda etapa do programa Morar Melhor e vai beneficiar 4,5 mil famílias da capital baiana.

A primeira casa a receber a reforma foi a de Dona Maria, que mora há 50 anos no bairro. Ela, que é mãe de 11 filhos, perdeu um deles depois que o telhado da casa desabou por causa de uma chuva forte. “Eu pensei que iria morrer e nunca veria minha casa nessas condições”, disse ela, após conferir a reforma. ACM Neto com Dona Maria, umas das primeiras moradoras contempladas com programa no local (Foto: Yasmin Garrido/CORREIO) Acompanhada do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, e dos moradores do bairro, Dona Maria conferiu de perto a assinatura da ordem de serviço. “Há dois anos conseguimos fazer toda a limpeza do canal da baixa da égua, de ponta a ponta, e, depois disso, as chuvas continuam caindo e nunca mais houve alagamento”, disse Tinoco.

Desde 2015, o Morar Melhor já reformou casas em mais de 50 bairros de Salvador e, segundo a gestão municipal, a meta é chegar à marca de 40 mil residências até o fim de 2020.

“Esse programa revela como é importante um prefeito estar nas ruas ouvindo a comunidade. O que falta hoje na política é gente que possa se colocar no lugar de quem mais precisa. Você não precisa nascer pobre para entender a pobreza, mas precisa de um bom coração para entender as necessidades das pessoas”, declarou Neto. 

O prefeito ainda fez duas promessas aos moradores da Baixa da Égua. A primeira foi em relação às casas que não foram contempladas na segunda etapa do Morar Melhor. “As casas poderão ser contempladas nas etapas seguintes. Nós vamos continuar com o programa na Baixa da Égua, além de outras localidade”, disse.

[[publicidade]]

Já a segunda é uma dívida que ele disse ter com a população. “Muitas mães estão aqui e eu gostaria de dizer a elas que é meta da Prefeitura de Salvador reconstruir a escola do bairro e implantar, também, ensino infantil”, declarou. A escola municipal do Engenho Velho da Federação está fechada há cerca de um ano. 

“Tiramos as crianças de lá porque a escola já não oferecia condições de segurança para que elas estudassem. Na próxima semana, a Secretaria da Educação vai concluir o processo de licitação, vamos contratar a empresa e o projeto está pronto. Ainda neste ano de 2018, eu volto ao Engenho Velho da Federação para iniciar a demolição da antiga escola e a imediata ordem de serviço para o início das obras de construção da nova escola do bairro”, afirmou Neto.

Critérios do programa O programa Morar Melhor oferece moradia à população de bairros carentes e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro. De acordo com a prefeitura, a escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais.

São escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo.

O programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.