Casas são desocupadas após deslizamento de terra na Suburbana

Embasa foi acionada para fazer reparo em tubulação afetada

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 27 de junho de 2018 às 15:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um deslizamento de terra na Terceira Travessa Real, no bairro de Plataforma, interditou uma faixa da Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, na manhã desta quarta-feira (27). Por causa da proximidade com a área atingida, duas moradias precisaram ser esvaziadas, de acordo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). 

“O deslizamento não foi grande, mas gera atenção e risco”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo. Outras casas localizadas nas proximidades da encosta já haviam sido evacuadas anteriormente pelo órgão por causa do risco de desabamento. Não foram registradas vítimas. 

Segundo avaliação preliminar de técnicos da Codesal, o deslizamento da encosta "provavelmente" foi causado por um rompimento de tubulação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Deslizamento de terra obstruiu parte da Suburbana, deixando o trânsito lento (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) A empresa negou a informação e alegou que as redes de água e de esgoto que atendem os imóveis da Terceira Travessa Real passam no lado oposto ao local onde ocorreu o deslizamento de terra.

"Ocorre que alguns imóveis dessa travessa foram demolidos e um possível rompimento da rede interna desses imóveis pode ter contribuído para desestabilizar um terreno que já estava encharcado pelas chuvas que caem em Salvador", afirmou a Embasa, por meio de nota. A empresa diz ainda que não recebeu solicitação de fechamento da ligação de água dos imóveis demolidos.

Uma pista da Avenida Suburbana, no sentido Periperi, foi interditada. Apenas a faixa da esquerda estava livre para a passagem dos carros. No início da tarde desta quarta, o trânsito continuava lento no local, desde a região do Boiadeiro. Equipes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) estiveram no local para organizar o trânsito.

No início da tarde, uma equipe da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) continuava fazendo a retirada da terra que obstruía a pista, além da limpeza da encosta para colocação de uma lona. 

O subprefeito do Subúrbio e Ilhas, Marcio Sampaio, e representantes da Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) também foram ao local para avaliar os danos e prestar assistência às famílias.

*Com supervisão da subeditora Carol Neves.