Casos de dengue em Salvador reduzem em 57% no Verão deste ano

Dados são da Prefeitura de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 21:18

- Atualizado há um ano

Em Salvador, os casos confirmados de dengue reduziram 57% em 2019, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Prefeitura atribuiu o resultado à ação preventiva do Centro, o Plano Verão Sem Mosquito.

Foram notificados 87 ocorrências de dengue, 4 para zika vírus e 16 para chikungunya neste ano, etre 30 de dezembro e 2 de fevereiro de 2019. No mesmo período do ano passado foram registrados 235 ocorrências suspeitas para dengue, 5 para chikungunya e 13 de zika.

“Foram mais de 1.500 agentes de endemias empenhados nas ações de rua. Mas nosso maior intuito é orientar a população a não descuidar da sua residência e do entorno da sua casa, para que juntos possamos evitar um possível surto das arboviroses. Por ser algo individual as pessoas acreditam que não faz diferença. No entanto, se cada um der a sua contribuição, a soma de tudo isso é muito significativa para a diminuição do foco do mosquito transmissor das doenças”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses.

Foram feitas ações ao longo de todo o verão - de novembro a março - época em que há uma proliferação mais intensa do mosquito. Foram vistoriados postos de saúde, hotéis, praças, bocas de lobo e residências.