CBF divulga novo formato da Série C; Jacuipense está no Grupo A

Fórmula da competição foi modificada após oito temporadas

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 2 de março de 2020 às 18:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rener Pinheiro/CBF

Vários nordestinos, dois paraenses, um amazonense e um goiano. Assim é a composição do primeiro desafio do Jacuipense na Série C, competição que sofreu uma série de modificações em seu formato, divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (2). A data de estreia do Jacupa ainda não está definida: pode ser no dia 2 ou 3 de maio. A certeza é que o primeiro jogo será contra o Remo, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

Na primeira fase, os 20 clubes do campeonato são divididos em dois grupos de 10 equipes, que jogam em sistema pontos corridos em ida e volta. O Jacuipense está no Grupo A junto a Botafogo-PB, Ferroviário, Imperatriz, Manaus, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Treze e Vila Nova. 

No Grupo B estão alocadas equipes do Sul e Sudeste do país: Boa Esporte, Brusque, Criciúma, Ituano, Londrina, São Bento, São José-RS, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga. Os dois piores times de cada grupo são rebaixados para a Série D.

Até aí, nada diferente. As mudanças só acontecem a partir da segunda fase. Nas últimas oito edições da Série C, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semifinais. Em 2020, isso muda: os quatro primeiros colocados de cada chave seguem avançando, mas, ao invés de confrontos eliminatórios, esses oito times vão disputar um quadrangular, também dividido em duas chaves e disputado em pontos corridos.

Os jogos do quadrangular são no formato ida e volta, o que garante mais seis partidas para cada equipe. Isso significa que as oito agremiações que passarem da primeira fase serão premiadas com um calendário mais volumoso. Antes, só os finalistas da competição disputavam mais seis jogos depois da fase de grupos.

Os dois melhores de cada chave do quadrangular sobem para a Série B no ano seguinte. Além disso, os líderes de cada grupo no quadrangular disputam a final para decidir o campeão. O desenho da segunda fase fica assim:Grupo 1 1º do B 2º do A 3º do B 4º do A

Grupo 2 1º do A 2º do B 3º do A 4º do BOutra mudança é que a Série C de 2020 vai permitir estádios com capacidade inferior a 10 mil pessoas - diferentemente do que era praticado até então. Com isso, o Jacuipense fica liberado para atuar no Eliel Martins, também conhecido como Valfredão. O estádio de Riachão tem capacidade para abrigar cerca de 5 mil torcedores por partida e foi uma força da equipe na última Série D - em que o Jacupa chegou até as semifinais.

Na ocasião, o time do técnico Jonilson Veloso foi eliminado sem perder um jogo sequer em casa. Foram seis vitórias e um empate. O Jacuipense levou apenas dois gols dentro de seus domínios e marcou 12.

*Com supervisão do subeditor Miro Palma