Celebrações do Bonfim chegam ao fim com procissão; veja como foi

Festejos reuniram milhares de fiéis na cidade baixa neste domingo (20)

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 20:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Roberto Abreu/CORREIO
. por Fotos de Roberto Abreu/CORREIO

Milhares de devotos do Senhor do Bonfim voltaram às ruas neste domingo (20) para encerrar os festejos daquela que é considerada a maior devoção da Bahia. Depois da lavagem, na última quinta (17), com uma caminhada de oito quilômetros entre as Igrejas da Conceição da Praia à do Bonfim, os fiéis fizeram uma nova procissão, de três quilômetros, entre o santuário dos Mares e a a Colina Sagrada. 

A chamada Procissão dos Três Pedidos começou pontualmente às 16h deste domingo e seguiu em direção à colina, sob a regência do Hino ao Senhor do Bonfim, o mesmo que acompanha os devotos nos oito quilômetros da lavagem. Muitos fiéis, inclusive, usaram as camisas das festejos de quinta na procissão. (Foto: Roberto Abreu/CORREIO) Já na Colina Sagrada, eles dão três voltas ao redor da igreja, uma para cada pedido. Após este rito, uma celabração comandada pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica, encerrou as festividades. Ao redor da igreja, devotos aproveitavam para amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim e fazer os  pedidos. 

A multidão foi crescendo ao longo do percusso. Pessoas que esperavam a passagem da procissão se juntavam aos fiéis e faziam crescer os seguidores do Senhor do Bonfim. 

[[galeria]]

Andando à frente das imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor do Bonfim, o autônomo Jean Lopes, 38 anos, foi para agradecer. Ele conta que participa das festividades há sete anos, quando veio morar em Salvador, e sempre faz pedidos. "Já pedi demais e conquistei muita coisa. Esse ano, vim só para agradecer", contou ele, que, ao chegar na colina, ajoelhou na escadaria e aproveitou para amarrar sua fitinha. "É uma forma de renovar a fé". 

Da Paraíba vieram as professoras Maria do Livramento, 49, e Maria do Socorro, 56, e a empresária Eden Maria, 51 anos. Elas são sobrinhas da empresária Gorete Brito, 68, que mora em Salvador e participa da festa do Bonfim há 34 anos. As sobrinhas vêm todos os anos a convite da tia. 

"Todas somos devotas e adoramos a festa. Nossa família é abençoada e só temos a agradecer", contou Gorete. "Nossos pedidos são sempre por paz e saúde para nossa família, que o Senhor do Bonfim continue nos abençoando", diz Maria do Socorro.