Centro de Convenções de Salvador já tem quase um terço da obra concluído

Edital de concessão do espaço sairá nos próximos dias; veja fotos do local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2019 às 17:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS
. por Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

A obra do Centro de Convenções de Salvador já está 32% concluída, de acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (SecomPMS).

As instalações, no formato de uma pomba, símbolo da bandeira de Salvador, já chamam atenção de quem passa pela Orla da capital, na Boca do Rio. São 37 mil m² de terreno construído em uma área de pouco mais de 103 mil m². 

O centro, que será a terceira maior estrutura municipal do tipo no país, terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções.

[[galeria]]

Pelo menos três grandes eventos já estão agendados para acontecer no espaço, a partir do ano que vem. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) publicará o edital de concessão e exploração do espaço nos próximos dias.  

“Hoje a cidade já vive um pouco esse impacto. A obra já ganha uma dimensão, uma proporção e chama atenção de quem passa aqui pela região. Muitas pessoas não conhecem efetivamente a obra, o que já foi produzido, quais os próximos passos, o estágio em que estamos, mas posso dizer que seguimos bem adiantados”, considerou o secretário da Secult, Cláudio Tinoco.

As intervenções entram no 7º mês de um total previsto de 12 meses. “Durante seis meses, entre outubro e março, tivemos essa evolução, cumprindo o prazo contratual”, observou Tinoco.

Segundo o CCS, consórcio responsável pelas obras e formado pelas empresas Andrade Mendonça e Axxo, o sistema construtivo do equipamento é similar ao utilizado na implantação do Hospital Municipal de Salvador (HMS), cuja entrega foi antecipada em três meses. O consórcio trabalha com estruturas pré-moldadas, em conjunto com outras metálicas e lajes, o que acelera a execução.

“É claro que a obra agora ganha mais notoriedade, já que uma boa parte de alvenaria já foi realizada. A obra está com todas suas fases previstas, avançando dentro do cronograma. Nesse momento, diria que estamos partindo para parte de fechamento, cobertura, incluindo acabamento interno, externo e fachada”, explicou Tinoco.

O novo empreendimento vai colocar a capital baiana entre os mais atrativos polos de turismo de eventos do Brasil. O secretário reforça que o espaço será muito importante para a economia e turismo da Bahia.

Agenda de congressos Pelo menos três grandes eventos já foram agendados para o Centro de Convenções de Salvador. “Já temos o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em maio de 2020, com estimativa de quatro mil participantes. Em 2021 teremos o Congresso Brasileiro de Mastologia. E em 2024 sediaremos o 7º Congresso Mundial de Trauma”, afirmou Tinoco.

Ainda segundo ele, a estrutura de ponta, além de ter a qualidade necessária para a recepção de grandes eventos, será um equipamento autossustentável.

“Não tenho dúvida que o Centro de Convenções será a oportunidade da capital baiana voltar para cenário internacional, com capacidade e estrutura para receber eventos mundiais”, assinalou.

Shows e auditórios No novo Centro de Convenções haverá dois locais para shows, cada um com capacidade para 20 mil pessoas, um externo ao equipamento e outro interno, com 28 camarotes de 50 metros quadrados, que serão moduláveis e irão atender aos dois espaços multiusos, tanto o de fora do centro quanto o de dentro.

Esses camarotes poderão se transformar em salas de reunião quando não houver shows.

O espaço contará ainda com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada.

Terá também seis salões de 522 metros quadrados cada, 12 salas de 236 metros quadrados e 28 de reuniões que irão virar camarotes tanto para os shows externos quanto internos. O estacionamento será para mais de 1,4 mil veículos.

O equipamento terá três pavimentos e será 100% climatizado e com acessibilidade.

Comunidade local Quem está comemorando a chegada do novo Centro de Convenções municipal ao local são os moradores, comerciantes e empresários que ficam ao redor do equipamento.

Há poucos anos, a queda parcial do Centro de Convenções da Bahia (CCB) foi motivo de muita dor de cabeça para quem apostou no local.

Teve até quem vendeu carro e hipotecou apartamento para investir em seu negócio e, com o fechamento total do CCB, viu seus sonhos irem por água abaixo.

A contadora Elenize Velame, coordenadora do movimento SOS Centro de Convenções, diz que a vinda do novo equipamento anima a todos.

"É visível que a melhoria do nosso bairro e dos bairros do entorno se deus nos últimos anos, com a assinatura da ordem de serviço do centro de convenções, do parque dos ventos e da requalificação da Lagoa dos Pássaros. Os três irmãos Stiep, Costa Azul e Jardim Armação têm tido um aproveitamento do espaço e melhoria da qualidade com essas obras", defende.

Ela afirma que percebe que os hotéis no entorno do antigo CCB já vêm melhorando suas ocupações.

"O impacto do novo centro já está sendo sentido. O impacto é grande e será ainda maior, não tenho dúvidas disso. O comércio está rodando mais, as pessoas estão sendo mais atraídas, o impacto é visível", destacou.

A gerente do hotel Faro Inn, Samily Raposo, disse esperar ansiosamente pela vinda de congressos para o local. "Eu quero ver esse hotel cheio todos os dias. O Centro de Convenções acaba movimentando bastante e os participantes costumam buscar hospedagens próximas ao equipamento", disse.

O Faro Inn já vem tendo um crescimento significativo em sua ocupação. De acordo com a gerente, o índice aumentou em 60% de 2018 para esse ano. Ela credita isso à publicidade feita.

Edital A partir do lançamento do edital de concessão para selecionar a empresa que vai gerir o equipamento, haverá um prazo de 30 a 45 dias para recebimento das propostas.

Será declarada vencedora da licitação a empresa que ofertar a maior outorga fixa, sendo um mínimo de R$ 10 milhões, que deverá ser paga em duas parcelas iguais – uma na assinatura do contrato e outra em 180 após isso.

Adicionalmente, a concessionária pagará à Prefeitura uma outorga variável de 5% sobre o faturamento bruto a partir do sexto ano. No total, o investimento da iniciativa privada somará cerca de R$ 25 milhões, incluindo aquisição de equipamentos, mobiliário e instalações.

“O edital que vai oferecer a mercado a possibilidade de atrair empresas, individualmente ou em consórcio, para que possamos garantir um investimento privado para complementar as instalações”, finalizou Tinoco.