Centro de Convenções municipal terá auditório com nome de Paulo Gaudenzi

‘Homenagem mais do que merecida’; anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo prefeito ACM Neto

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 15:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O prefeito ACM Neto anunciou, na manhã desta terça-feira (5), durante cerimônia de posse dos novos secretários municipais, que o Centro de Convenções do município vai ter um auditório principal com o nome de Paulo Gaudenzi, em homenagem ao ex-secretário de Cultura e Turismo da Bahia, que morreu nesta segunda (4), aos 74 anos.

A conclusão das obras do equipamento está prevista para setembro de 2019, segundo informações da prefeitura. “Essa homenagem é justa e merecida. Desmarquei compromissos em Brasília para acompanhar o sepultamento desse homem, que foi um grande amigo de meu avô e um marco para a cultura e o turismo da Bahia e do Brasil”, disse, emocionado, o prefeito.

ACM Neto fez questão de lembrar a amizade entre PG, como era conhecido pelos mais próximos, e o ex-senador e ex-governador da Bahia Paulo Souto, que, neste momento, não conteve as lágrimas. Muito emocionado, Paulo Souto, que atualmente é secretário municipal da Fazenda de Salvador, afirmou que Paulo Gaudenzi “foi um dos responsáveis pelas grandes transformações que o turismo da Bahia viveu na época em que ele esteve à frente do setor”.

“Paulo Gaudenzi era meu amigo e uma pessoa por quem eu tinha um enorme carinho, respeito, admiração, que fez muito pela Bahia. Ele amou essa terra de verdade e ajudou a traduzir o estado, na década de 90, para o Brasil e para o mundo. Muito da imagem da Bahia lá fora é graças a ele. Paulo Gaudenzi foi uma pessoa que incorporou, como poucos, o espírito do nosso povo e de nossa terra. Eu vou sentir muita saudade de meu amigo”, disse ACM Neto, antes de anunciar a homenagem que será feita no novo Centro de Convenções.

O novo equipamento de eventos do município vai receber o nome de Antônio Carlos Magalhães, por indicação do vereador Kiki Bispo, em homenagem ao senador baiano, tendo o auditório principal batizado de Paulo Gaudenzi. “Acho que agora a gente vai prestar uma devida homenagem aos dois, que foram tão importantes para nosso estado”.

Ainda segundo o gestor municipal, outras homenagens serão feitas pela prefeitura à memória de Paulo Gaudenzi. “Eu tinha compromissos em Brasília nesta tarde, mas marquei para amanhã, porque faço questão de estar no sepultamento dele”. O velório de Paulo Gaudenzi começou às 8h desta terça-feira (5) e o enterro está marcado para as 16h, no Cemitério Jardim da Saudade.

O ex-secretário estava internado desde o dia 10 de janeiro, no Hospital Português, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos últimos dias, o quadro de Paulo Gaudenzi, que sofria de insuficiência renal, se complicou, após ele contrair uma infecção hospitala. Ele morreu nesta segunda-feira (4), aos 74 anos, e deixa esposa e três filhos, além de um legado grande para o turismo e a cultura da Bahia.

Trajetória

Paulo Gaudenzi foi secretário de Cultura e Turismo da Bahia durante 12 anos nos governos de Antônio Carlos Magalhães e Paulo Souto. Ele é apontado como responsável por ter realizado um plano estratégico para o turismo estadual nos anos de 1980 e 1990, o que levou o estado, à época, ao topo do turismo nacional.

Gaudenzi também foi um dos responsáveis pela criação da Salvador Destination -  associação que divulga Salvador no segmento de eventos. Presidiu a entidade por quatro anos e, no último ano,  atuava como vice-presidente de relações institucionais, sendo sucedido por Roberto Duran. Ele foi ainda diretor do Sheraton da Bahia Hotel, até 2018, e  vice-presidente da ABIH por dois mandatos.

Além disso, Paulo Gaudenzi prestava consultoria para governos e empresas na área do turismo, chegando a publicar cinco livros e proferir mais de 150 conferências e palestras. Em nota, a Salvador Destination afirmou que o país perdeu "sua maior referência no segmento turístico". 

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier