Centro para crianças com microcefalia será inaugurado segunda (4) em Salvador

Equipamento conta com quadro multidisciplinar de profissionais para atendimento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 11:02

- Atualizado há um ano

Será inaugurado na próxima segunda-feira (4) o primeiro Centro Dia do país para atender crianças com microcefalia e deficiências associadas. A entrega do equipamento será realizada, às 10h, pelo prefeito ACM Neto na presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron, no térreo do Edifício Cosmopolitan Mix, no Parque Bela Vista.   O equipamento terá equipe multidisciplinar composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e auxiliares, que dedicarão atenção exclusiva às crianças e seus familiares.   O espaço oferecerá ambiente especializado de acompanhamento das crianças que sofrem da Síndrome Congênita do Vírus Zika, preferencialmente aquelas com idade entre 0 e 6 anos, para que as sequelas da malformação congênita sejam reduzidas.

Com salas, recepção, refeitório e banheiros adaptados, o Centro Dia funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 150 usuários por mês. Para contar com o benefício, as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal e serem beneficiárias do Benefício por Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). A iniciativa terá atuação intersetorial entre a Semps e as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed).

Matrícula Crianças com microcefalia, ou com qualquer outro tipo de deficiência, podem ser matriculadas em qualquer escola da rede municipal de ensino, conforme legislação vigente. Em alguns casos, quando o aluno tem limitações psíquicas e motoras que exigem atenção diferenciada, a Smed providencia um profissional para prestar apoio escolar e acompanhar o aluno.   Estudantes com deficiência têm prioridade na realização da matrícula para a Educação Infantil e contam com um dia exclusivo para a matrícula no Fundamental I e II. Além disso, essas crianças, jovens ou adolescentes encontram suporte em uma das 49 salas de Atendimento Educacional Especializado da rede, onde é possível contar com professores capacitados e materiais didáticos adequados às necessidades individuais.   Até agosto de 2017, havia 251 casos de Síndrome Congênita do Vírus Zika confirmados em Salvador, dos quais 23 foram registrados esse ano. A informação é do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde. O acompanhamento desses pacientes pela SMS se inicia desde o pré-natal, nas Unidades Básicas, por meio de consultas, exames, diagnósticos, acolhimento e orientações às famílias.   Após o nascimento, a criança é encaminhada para a realização de exames preconizados pelo Ministério da Saúde, como o teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho; além de PEATE, fundocospia, ultrassonografias e ecocardiograma. Quando há a confirmação da microcefalia, doenças associadas ou alterações nos exames, o ideal é que a família continue sendo acompanhada na Unidade de Saúde. Os familiares também são encaminhados à Rede de Atenção Especializada da SMS, que oferta serviços de reabilitação a pessoas com deficiências através de instituições conveniadas.