Cerca de 80% dos turistas que vêm a Salvador visitam o Mercado Modelo

Um dos cartões postais mais famosos da cidade, Mercado Modelo completa 107 anos neste sábado

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 13:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Roberto Abreu/CORREIO

Os fogos no céu na Baía de Todos-os-Santos felicitavam um dos aniversariantes mais conhecidos da Bahia. Na manhã deste sábado (02), dia celebrar Iemanjá, o Mercado Modelo também foi saudado por baianos e turistas. Ponto turístico localizado na região do Comércio, o Mercado Modelo completa 107 anos. 

 "É dia de comemorar um dos importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura, hoje visitado por cerca de 80% dos turistas que vêm a Salvador. Um mercado que surgiu para ser um centro de abastecimento na Cidade Baixa, com localização privilegiada para a Baía de Todos os Santos, hoje é patrimônio centenário tombado pelo Iphan. Cabe a nós, responsáveis por sua gestão, cuidar e preservar para que o mercado possa ser visto e apreciado por muitos e muitos anos", afirma o titular da Secretaria Municipal de Ordem Publica (Semop), Marcus Vinícius Passos.

A celebração começou com uma missa realizada na área externa do mercado, onde ocorrem as rodas de capoeira. Além de baianas de acarajé e funcionários da Semop, estavam os comerciantes do Mercado Modelo, entre eles o mais antigo, seu Ivo Guerreiro, 81, dono da Galeria Guerreiro. "Me criei aqui. O boxe foi de meu pai. Sou grato ao Mercado Modelo. Tudo que tenho agradeço primeiramente a Deus e depois ao Mercado", declarou ele, que trabalha no local há 70 anos. 

O segundo comerciante mais antigo é Ciro José dos Santos, 76. Ele trabalha vendendo punturas em pedras brutas e lapidadas. "Paguei os estudos dos meus filhos com o suor daqui. Custeei também a faculdade de minha irmã, que hoje é professora, com o que ganho no Mercado. Por isso estou aqui, para agradecer o pão de cada dia", declarou. 

Turistas - Um pouco mais afastada da celebração, a produtora áudio visual do Rio de Janeiro, Sheila Costa, 40, veio à Salvador para festa de Iemanjá e resolveu ir ao Mercado Modelo. "Vim agradecer pela cura do câncer de minha mãe. Depois resolvi comprar umas lembranças e dei de cara com essa celebração linda e justa. O Mercado Modelo é um dos símbolos da Bahia mais citado lá fora", disse ela. 

A consultora Lia Lima, 34, que mora em São Paulo,  foi buscar algo específico no Mercado. "Vim atrás de algo que só encontro aqui, aqueles balangandans com um monte de proteção", disse ela, ao lado da mãe, a aposentada Dinorá Lima, 63. "Estive aqui há 40 anos e estou maravilhada com a cidade. As pessoas são muito educadas e valorizam suas tradições, como a festa de Iemanjá, e também cuidam do património, a exemplo do Mercado Modelo. O baiano está de parabéns", comentou. 

Após a cerimônia, foi realizada uma procissão que passou pelo entorno e por dentro do local. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que sobreviveu a um incêndio no prédio em 1984, foi colocada no corredor principal. Houve também um "sambão" e distribuição de acarajés aos visitantes, que também comeram o bolo do aniversariante. Quem visitou o Mercado Modelo na manhã deste sábado (2) foi recebido com bolo e acarajé (Foto: Roberto Abreu/CORREIO)  O Mercado Modelo é administrado pela Semop desde 2016. São 260 boxes que atualmente são monitorados 24 horas por 29 câmeras. "Apesar dos seus 107 anos, o Mercado Modelo se mantém conectado com a tecnologia. Aqui dentro é o centro comercial mais seguro de Salvador. Até agora não registramos ocorrências de assaltos e furtos. O mercado está cada vez melhor para receber os visitantes", afirma o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), Nelson Tupiniquim.