Cerimônia oficializa parceria entre Rede Bahia e blocos afro

Além da cobertura em eventos, um VT será circulado durante a programação do Bahia Folia

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 22:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

A Rede Bahia oficializou, em cerimônia nesta quinta-feira (07), a parceria com os principais blocos afro de Salvador para o Carnaval 2019. A cerimônia foi conduzida por João Gomes, diretor executivo de televisão da Rede Bahia, que destacou a importância do acordo: “Demonstra o quanto a TV Bahia está conectada às raízes do estado e ao povo baiano. Os blocos afro, além de tradicionais, surgiram dentro dos bairros numa expressão extremamente popular, de resgate cultural e valorização da população negra nos circuitos da folia. É muito importante mantermos essa tradição”, afirmou.

Estiveram presentes representantes do Ilê Aiyê, Olodum, Filhos de Gandhy, Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro e Didá. João Jorge, presidente do Olodum destacou que parcerias como essas promovem uma expansão do grupo para o cenário popular. “Essa visibilidade consolida algo que já existe. Ao fazer essa parceria, a Rede Bahia amplia para as pessoas aquilo que é o Olodum. Tem gente que não conhece o grupo, mas a partir de agora terá um contato”, disse. João Gomes apresenta parceria para os blocos (Foto: Marina Silva/CORREIO) Durante a programação do Carnaval, a Rede Bahia acompanhará os eventos realizados pelos blocos. Também foi preparado um VT especial que será exibido durante as transmissões do Bahia Folia, que presta uma homenagem a todos os blocos e mostra a importância da cultura negra para o Carnaval e para sociedade baiana.

Segundo João Gomes, esse é um momento de reafirmação da aproximação da Rede Bahia com a identidade do povo baiano. Esse movimento acontece há mais de 20 anos com instituições como o Olodum e o Ilê Aiyê, sempre tentando levar além da festa: “Essa época do ano se torna o ápice do apoio, mas ao longo dos anos temos essas oportunidades de valorizá-los não só como bloco, mas como instituições sociais”. Vôvô do Ilê assinando o acordo (Foto: Marina Silva/CORREIO) Para a produtora do Ilê Aiyê, Val Benvindo, o acordo formaliza a primeira parceria para a transmissão dos seus eventos em Carnaval e ela acredita no sucesso: “Firmar uma parceria com uma empresa como a Rede Bahia é saber que vamos ter destaque, que teremos equipes nos nossos eventos, cobrindo nossa saída no Carnaval. É superimportante”, afirmou. Com mais de 40 anos de história, o Ilê traz para o Carnaval seu desfile tradicional, realizado no Curuzu. "Vamos sair no sábado, no nosso desfile sem corda lá bairro onde o Ilê nasceu, onde sempre recebemos pessoas do país inteiro", disse Val.

O Olodum tem mais um motivo para comemorar essa parceria: o grupo está comemorando 40 anos em 2019 e trará uma temática que fala sobre o aniversário da instituição e sobre a “magia dos tambores”, como define João Jorge. Ele acredita que um momento como esse é fundamental para o fortalecimento da cultura afro, principalmente dentro da Bahia: “Nós gostamos de ser amados pela Bahia. O importante é os baianos amarem o Olodum, amarem os outros blocos. Nós queremos que essa parceria seja um buquê de flores, que semeie com suas pétalas por onde quer que ela passe”.

*sob orientação da editora Ana Cristina Pereira