Certidão fraudada: promotor acusa presidente da FBF

Ministério Público denuncia FBF por mudar documento de jogador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 18:11

- Atualizado há um ano

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi denunciado ontem por falsidade ideológica pelo MinistérioPúblico Estadual (MPE). O dirigente é acusado de fraudar uma certidão do jogador de futebol Liedson da Silva Muniz, hoje com 30 anos, na qual constava que ele foi formado nas divisões de base do time do Poções. A falsificação no documento prejudicou a Liga Valenciana de Futebol, de Valença, que não teria recebido percentual pela venda do atleta, apesar de ser a verdadeira formadora do jogador, hoje ídolo no futebol português.

O promotor Ramires Tyrone denunciou o presidente da FBF pelo Artigo 299 do Código Penal, ontem à tarde.O membro do MPE encaminhou à Justiça a peça inaugural da ação, depois de receber o inquérito policial da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), apontando Ednaldo como responsável.

A denúncia vai ser distribuída hoje, por sorteio, e deve ficar na 1ª ou 2ª Vara Criminal Especializada, no Fórum Criminal, em Nazaré. Segundo a denúncia, Ednaldo inseriu informações falsas no histórico de Liedson, vendido para o Sporting Lisboa, em 2003.

POLÍCIA O presidente da FBF é acusado de modificar uma certidão do jogador para constar que ele tinha atuado no Poções, entre 15 de agosto de 1993 e 6 de setembro de 2000. Mas, na verdade, o jogadortinhaatuadonaLigaValencianade1995a1999. A funcionária do Departamento de Registro da Federação, Maria Balbina Barbosa de Sousa, prestou depoimento à polícia e confirmou aa cusação contra o chefe e disse que foi obrigada por ele a assinar o documento adulterado.

O radialista Yancey Cerqueira denunciou a fraude e um inquérito policial foi aberto na Dreof. Em seguida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) notificou a FBF, em junho de 2006. Quase um ano após a denúncia, a federação mandou uma nova certidão para a CBF, com a informação correta. A denúncia do MP ressalta ainda que, de acordo com o Anexo 4 do Regulamento sobre Transferência de Jogadores da Fifa, o clube que participou da formação do atleta poderá obter percentual sobre futuras transações comerciais que o envolvam. Os times que formam os atletas têm direito de receber até 5% do valor do negócio.

Dirigente nega qualquer envolvimento

No início da noite de ontem, o presidente Ednaldo Rodrigues tomou conhecimento, através do CORREIO, da denúncia apresentada pelo Ministério Público e se defendeu. 'Eu insisto em informar que não existe nada disso. Eu não faço nada disso, nem a federação. Mas não fomos notificados ainda'. Assim que isso aconteça, de acordo com o dirigente, o departamento jurídico da FBF cuidará do caso. O atacante Liedson não foi denunciado porque, segundo o inquérito policial, o jogador não sabia da adulteração do documento.

(Matéria publicada na edição de 09/10/2008 do CORREIO)