Chá de hibisco emagrece? Tudo sobre a bebida queridinha das famosas

Especialistas dão dicas e esclarecem todas as dúvidas sobre a mistura

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 25 de junho de 2018 às 16:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

Se for pra acalmar, a dica é camomila. Em caso de problemas no estômago, há quem diga que o de boldo é infalível. Porém, quando o assunto é emagrecer, não tem jeito: o chá da vez é o de hibisco. 

Feito com o botão da flor de hibisco - a versão medicinal e não aquela comumente encontrada em jardins -, o chá tem coloração rosada e sabor azedinho. E ao contrário da maioria dos chás, ele costuma ser servido frio e há quem coloque até gelo. As atrizes Bruna Marquezine e Fernanda Souza estão entre as famosas que não dispensam a bebida, porém, será que funciona mesmo? O chá é feito com o botão seco da flor (Foto: Shutterstock/Reprodução) Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

O BAZAR foi atrás da resposta e contatou os nutricionistas baianos Érico Ian e Lara Gabriela para comentar sobre o chá. Confira que cada um deles falou.

É verdade que o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer? Lara Gabriela "Auxilia a reduzir peso total, o que é diferente de emagrecer. Esse efeito ocorre por ser um chá de característica diurética, permite a eliminação de líquidos que estão retidos em excesso. O chá pode reduzir os desconfortos de quem está retido por conta do excesso de peso."Érico Ian "O chá de hibisco é rico em substancias como antioxidantes, flavonoides e ácidos orgânicos e pode ser usado como estratégia para o emagrecimento, desde que esteja aliado a uma alimentação equilibrada e balanceada rica em nutrientes."

Ele reduz colesterol? Lara Gabriela "Para alguns sim, mas ainda há poucas evidências de que o hibisco traz esse efeito para a população em geral. Na fitoterapia nutricional, existem outras estratégias mais interessantes e direcionadas."Érico Ian "O hibisco apresenta alguns flavonoides que podem auxiliar na diminuição dos níveis do colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol (HDL), possuindo um efeito cardioprotetor e vasodilatador. "

Tem propriedades antioxidantes ou que ajudam no rejuvenescimento?Lara Gabriela "Sim! Todo fitoterápico ou alimento de cores fortes, principalmente avermelhadas, possuem fitoquímicos e/ou nutrientes com capacidade de eliminar radicais livres e proteger nossas células do envelhecimento e adoecimento."Érico Ian "O hibisco possui efeitos antioxidantes que combatem os radicais livres conferindo proteção às células prevenindo o envelhecimento precoce e doenças do coração. É rico em vitaminas do complexo b que auxiliam na saúde de cabelos, ossos e pele. Possuem flavonoides."Que tipos de efeitos positivos mais o chá de hibisco pode ter no organismo? Lara Gabriela "É um chá bem indicado para controle de hipertensão, mas deve ser utilizado com acompanhamento nutricional, pois quando associado aos medicamentos anti-hipertensivos podem potencializar o efeito e trazer desconforto."Érico Ian "Assim como outros chás, o hibisco tem o efeito diurético o que estimulam a produção de urina fazendo com que sejam eliminadas as toxinas presentes no nosso corpo, reduzindo a retenção de líquidos e o inchaço corporal."

Há algum possível efeito negativo? Qual? Lara Gabriela "Pode alterar enzimas hepáticas quando consumido em excesso e/ou por pessoas não adaptadas ao consumo frequente de chás (isso pode ocorrer com outras ervas, a exemplo do chá verde). Isso não necessariamente será indício de dano hepático, as alterações costumam ser pontuais."Érico Ian "O excesso de chá pode ser prejudicial, pois o excesso pode causar intoxicação no organismo, alteração da pressão e por ter a ação diurética você pode acabar perdendo muitos eletrólitos (minerais que auxiliam a manter as funções celulares normais; ex: potássio, magnésio, sódio, cálcio), e não faz a reposição leva a desidratação. O chá consumido a noite pode provocar insônia."

Existe uma quantidade máxima de chá que pode ser consumido?  Lara Gabriela "O excesso é estabelecido a partir do contexto (adaptação ao consumo de chás, quadro de saúde, peso, uso de medicamentos, etc). A dose dependerá também da concentração do chá e não do volume total."Érico Ian "De três a quatro xícaras de chá ao dia."Existe alguma restrição de quem não deve beber?  Lara Gabriela "Para quem está em quadro de desidratação e/ou tenha hipersensibilidade à erva. Quem faz uso de medicamentos crônicos, é importante avaliar interação droga/fitoterápico."Érico Ian "O chá é contra indicado para quem tem pressão arterial baixa; alguns estudos mostram que o uso continuo do chá de hibisco pode causar infertilidade;  mulheres grávidas ou que estejam amamentando."Quente ou gelada: de que maneira é melhor tomar a bebida e por que? Lara Gabriela "Da maneira que agradar o paladar, não há perdas nutricionais significativas nos extremos de temperatura. Só precisa realizar a infusão no tempo adequado (cerca de dez minutos)."Érico Ian "O hibisco pode ser consumido tanto quente como gelado, o que importa é agradar o seu paladar, como por exemplo, em dias quentes consumir gelado ou natural para refrescar e em dias mais frios consumir quente."Por quanto tempo ela pode ser armazenada sem que se percam as propriedades?  Lara Gabriela "O ideal é que não ultrapasse 24h, a menos que esteja congelado."Érico Ian  "Deve ser feito o consumo dentro de um dia, por que há oxidação e vai se perder as propriedades."É indicado misturar com outras bebidas? Por que? Se sim, quais sugeriria?   Lara Gabriela "Sim, para aqueles que não gostam do sabor, é possível misturar com frutas e fazer uma espécie de "suchá", mistura de suco com chá. Ou fazer pedras de gelo para aqueles que apreciam o seu sabor natural."Érico Ian "Sim, o hibisco pode ser consumido junto a outras ervas, pode ser adicionado a suco de frutas ou vegetais. Usa-se como base o chá."

Onde eu encontro uma tabela nutricional do chá de hibisco ou do hibisco?  Lara Gabriela "Pesquisas rápidas no Google já ofertam informações sobre a composição deste chá, mas as concentrações de macronutrientes, vitaminas e minerais são irrisórias, mesmo em 100g das flores. A tabela nutricional não descreve os principais ativos da erva (seus fitoquímicos), estes sim são os agentes do hibisco e podem ser encontrados nas monografias descritas pela  Farmacopeia de Fitoterapia Brasileira e no Memento."Érico Ian "Como fonte para a pesquisa a USDA (United States Department of Agriculture)."

Receita do chá Leve 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: