‘Chegue junto’: CORREIO lança ações para celebrar 40 anos do jornal

Série de atividades e eventos foi apresentada à imprensa nesta quarta-feira (9)

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  • Yasmin Garrido

Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 17:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Sora Maia

O aniversário de 40 anos do CORREIO será comemorado ao longo de 2019, com uma extensa programação. Com o slogan “#Chegue Junto”, as ações foram apresentadas ontem às assessorias de imprensa de Salvador, na sede da Rede Bahia, na Federação.

A cada mês, haverá uma ação especial para marcar a data. Na próxima terça-feira (15), será publicada uma edição especial com a retrospectiva de fatos que marcaram as quatro décadas, com temas variados.“Fizemos uma imersão por meses no acervo fotográfico do jornal, imagens que nos guiarão na edição especial desta terça, que traz ensaios de especialistas, uma linha do tempo dos fatos marcantes no Brasil e no mundo entre 1979 e 2019 e um passeio pelo conteúdo que o jornal mais gosta de cobrir, como Carnaval, festas populares e futebol”, detalhou a editora-chefe, Linda Bezerra.A edição de aniversário vai presentear os leitores com um CD de 22 músicas, que terá a participação de 13 dos maiores artistas da música baiana, como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Márcio Victor, entre outros.

Já os próximos meses vão contar com especiais de diversos conteúdos, como podcasts e webséries. Haverá também shows, gincanas, seminários, lançamentos de CDs e publicações exclusivas. No mês de março, por exemplo, será lançada uma programação especial para a mulher.“A proximidade com o público é uma marca do CORREIO. E nós não teríamos como fazer esse projeto em comemoração aos 40 anos do jornal sem a sugestão de amigos, parceiros, leitores, assessores. Vai ser um resgaste da história e também um olhar para o futuro”, explicou Linda.Os conteúdos serão publicados no  impresso e site e também nas redes sociais do jornal.   CORREIO convida profissionais da imprensa baiana para apresentar projeto dos 40 anos do jornal (Foto: Sora Maia) Além dos leitores, profissionais que passaram pela redação do CORREIO contarão suas histórias. Um deles é Jamil Moreira Castro, responsável pela criação do caderno BAZAR e uma das grandes referências do jornalismo de moda na Bahia e no Brasil.“Eu tenho várias histórias com o CORREIO e até a forma como eu comecei a trabalhar no jornal é engraçada”, disse ele, rindo.Jamil, que é carioca, contou que já estava com tudo pronto para se mudar de volta para o Rio de Janeiro, quando foi convidado para fazer parte da redação do CORREIO. “A moda perdeu um pouco do glamour e do poder que tinha, principalmente nos grandes eventos. E eu fiz parte desse apogeu do jornalismo que cobria grandes desfiles, na Bahia e no eixo Rio-São Paulo. O CORREIO tinha lugar reservado na primeira fileira dos eventos, era respeitadíssimo, sendo o BAZAR super esperado após esses desfiles. Todo mundo queria ver a repercussão no caderno”, disse.

Ele lembrou, ainda, que os grandes eventos de moda, como Barra Fashion, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, passaram por transformações e acabaram sofrendo modificações ao longo dos anos. “Eu fico triste por alguns destes eventos marcantes terem sido reduzidos ou terem desaparecido. A moda, como tendência e coleções, continua super em alta, mas a cobertura e a valorização dos grandes desfiles diminuiu muito”, ressaltou.

Outro nome marcante na história do CORREIO, também na moda, é o de Mônica Lima, hoje assessora de imprensa, mas que fez parte do Folha, um caderno especial do jornal. “Eu sempre gostei muito de moda e lutei muito para ter uma coluna de moda. Quando consegui, foi uma felicidade enorme. Eu fazia a seleção das modelos, ia nas lojas de shoppings escolher as roupas, dirigia os fotógrafos. Era uma espécie de ‘one-man show’”, contou.

Tanto Mônica, quanto Jamil, têm uma relação afetiva com as matérias publicadas no CORREIO ao longo destes 40 anos. “Guardo até hoje a primeira capa do BAZAR, que foi um nome inspirado em uma loja que minha mãe tinha. Sonhei com ela e decidi colocar o nome do caderno. Acabou dando super certo. Outros grandes jornais, que não tinham essa cultura de cobrir moda, passaram a usar o BAZAR como referência”, contou Jamil, orgulhoso.

Nome conhecido nos corredores do CORREIO, a jornalista e assessora de imprensa Suely Temporal também fez questão de relembrar os tempos de jornal e o que mais marcou a vida dela ao longo dos 40 anos de história do jornal.“O jornal CORREIO é muito querido para mim. Fui chefe de reportagem e pauteira, ainda no formato antigo, com a redação na Paralela. Mas, foi uma experiência muito rica, especialmente pela equipe sempre dinâmica e ágil”, lembrou.Desde meados de 2005, o CORREIO deixou a sua sede, na Paralela, e passou a funcionar na Federação.

Suely também explicou que, mesmo atuando atualmente como assessora de comunicação, a parceria entre ela e o CORREIO permanece. “Estamos sempre juntos, porque o jornal tem um relacionamento excelente e exemplar com o mercado e eu fico feliz em participar das comemorações destes 40 anos”, completou.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela