Childish Gambino é acusado de plagio após sucesso de This is America

Fãs acharam semelhanças entre a música o e American Pharaoh, de Jase Harley

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2018 às 22:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Depois de ultrapassar mais de 302 milhões de visualizações no YouTube, Childish Gambino está enfrentando acusações de plágio por This is America. Tudo começou no último domingo (24), quando fãs do rapper Jase Harley usaram o Twitter para apontar a semelhança entre o hit mundial e America Pharaoh, canção lançada em 2016. Glover ainda não se pronunciou sobre o assunto.

American Pharaoh é um dos singles do álbum Free Pxrn: The Memoir of an American Heathen. Além de compartilhar do mesmo flow usado por Gambino, as faixas têm um groove parecido e tratam do mesmo tema: ser negro nos Estados Unidos. A semelhança fica ainda mais evidente durante um dos versos de Harley: “I’m young and I’m black in America” (eu sou jovem e negro na América, em tradução livre). Confira um vídeo que compara as músicas.

Jase Harley usou seu perfil no Instagram para comentar a polêmica. “Me sinto extremamente humilde por ser reconhecido e intitulado como uma das inspirações originais para uma das mais importantes peças de arte e música de nosso tempo”, afirmou. Ele pediu aos fãs que não deixem nenhuma controvérsia ofuscar a mensagem das duas músicas. “Estamos falando sobre injustiças que nós temos enfrentado, e ele ajudou a proporcionar uma plataforma para todas as vozes serem ouvidas. Não podemos desconsiderá-lo por isso! O foco deve ser em efetuar mudanças em nossas comunidades e construir igualdade”, conclui. 

Lançada em maio de 2018, This is America chegou ao primeiro lugar do Hot 100 da Billboard, logo após a estreia. Desde o início do debate, Fam Rothstein, um dos parceiros criativos de Glover, negou que eles tenham sido “inspirados” pela música de Harley.