China aprova o uso da pílula da Pfizer contra covid-19

Medicamento busca previnir casos graves da doença e mortes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2022 às 08:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Pfizer

O órgão regulador de medicamentos na China disse neste sábado (12) que aprovou de maneira condicional o Paxlovid, remédio da Pfizer para tratamento da covid-19. Essa é a primeira pílula oral contra o coronavírus aprovada no país.

Segundo a Administração Nacional de Produtos Médicos, o Paxlovid é para uso em adultos. O medicamento deve ser usado para casos leves a moderados, para impedir que a doença chegue a ficar grave. O órgão diz que a autorização ainda é condicional porque é preciso receber um estudo mais aprofundado.

"Este é um marco importante em nossa luta contra a covid-19", diz comunicado da Pfizer, que não detalha se a China já está negociando para comprar o medicamento.

A Pfizer negocia com mais de 100 países sobre o Paxlovid e pode fornecer 120 milhões de unidades da pílula, se houver demanda. 

A empresa divulgou em dezembro resultados iniciais de testes que mostraram que o tratamento com a pílula reduziu a chance de hospitalização ou morte em 89% dos pacientes com covid em risco de doença grave, quando o tratamento se iniciava em três dias após começo dos sintomas. Começando até cinco dias depois, essa índice era de 88%. 

Além da China, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também aprovou uso da pílula na Europa. O Canadá, além de aprovar, já comprou o medicamento para uso em sua população.