Christian Cravo faz exposição sobre tragédia de Mariana adaptada para deficientes visuais

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 21 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Fotos:Christian Cravo/Divulgação) Tenebris e João: dois registros do fotógrafo Christian Cravo em Mariana (MG) A tragédia de Mariana (MG) que matou 19 pessoas e desabrigou centenas de moradores após o rompimento da barragem de Fundão é o tema da exposição que o fotógrafo Christian Cravo apresenta na Caixa Cultural Salvador, a partir do dia 14 de agosto. Mariana é baseada no livro de mesmo nome, e reúne 28 fotografias impressas em fine art que retratam as memórias humanas da maior tragédia ambiental do país. “Tento trazer a esse trabalho uma memória iconográfica que o tempo congelou. São objetos que pararam naquele instante em que a lama chegou”, resume o baiano, que já soma 27 anos de carreira, e diversos prêmios internacionais. Com produção e realização da Via Press Comunicação, a exposição será inteiramente acessível para deficientes visuais, com textos e legendas em braile, além de disponibilização de audiodescrição das fotos, e fica aberta à visitação de 15 de agosto a 21 de outubro, das 9h às 18h, com entrada franca.

Larriquerri será ampliado Até o inicio de setembro próximo, o restaurante Larriquerri, no Garcia, estará com sua área ampliada em 70%. O primeiro andar da casa passará a ser ocupado com novos assentos e ganhará projeto de decoração assinado pelo arquiteto Guido Salomão, do escritório GAM Arquitetura, autor do projeto original. De acordo com Rosa Guerra, chef e proprietária do espaço, a ideia é ocupar o andar de cima aos poucos para medir o impacto na cozinha. “Vamos aprontar tudo, seguindo o mesmo estilo, e ir testando a capacidade de lugares para assim irmos sentindo o quanto impactará na operação”. A fiel clientela agradece! (Foto:Angeluci Figueiredo/Correio) Os chefs e donos do Larriquerri Gabriel e Rosa Guerra  Expo virtual  Treze artistas visuais estão expondo suas fotografias na mostra Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas, no foyer do Teatro Vila Velha. O espaço foi transformado em ambiente digital, com QRCodes espalhados por seus piso e paredes, onde, por meio de códigos de barras, os visitantes podem acessar com seus celulares as imagens fotográficas da exposição inteiramente virtual. Na última terça-feira, o grupo lançou o livro homônimo (disponível para download em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26293)), pela Edufba e coordenado pelo professor Fábio Gatti. Dia 28, às 17h, os participantes, dentre eles, os jornalistas/artistas Cassandra Barteló e Gil Maciel, participam de um bate-papo com os visitantes, no Cabaré dos Novos.  (Foto:Casandra Barteló/Divulgação) Imagem de Cassandra Bartelò exposta no Vila Velha Cozinha literária A FLIPELÔ - Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece de 8 a 12 de agosto, no Centro Histórico de Salvador, vai abrigar pela primeira vez  a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico. Cada uma das casas vai criar pratos com preços especiais a partir de receitas do livro A Comida Baiana de Jorge Amado, de Paloma Amado. 

Japa branquinha  Para quem gosta de apreciar um bom sakê e quer saber mais sobre a bebida de origem japonesa, uma pedida é embarcar no curso que a Eno Cultura vem fazendo pelo Brasil. A edição baiana terá Zeh Lima Filho, único especialista da América do Sul certificado pela WSET, e acontecerá no dia 11 de agosto, na Enoteca Decanter. As inscrições já estão abertas. 

Acerto final O empresário João Carlos Paes Mendonça está num contentamento só. Cinco shoppings  do seu Grupo JCPM são finalistas do Prêmio Abrasce 2018, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Center. Na Bahia, o Salvador Shopping figura na lista com dois projetos de marketing. Os demais são em Pernambuco, Ceará e Sergipe. 

Filho de peixe, peixinho é Neto de Chico Buarque e filho de Carlinhos Brown, Chico Brown carrega a música nas veias. O artista, que está se apresentando no Solar Botafogo, no Rio, está preparando seu álbum de estreia. No repertório, composições autorais, com influências do reggae, heavy metal e até música clássica. Nos shows que está fazendo em solo carioca, ele tem se revezado entre o violão e piano.  (Foto:Leo Aversa/Divulgação) Buarque gravou Massarandupió do neto Chico Brown no álbum Caravanas Foco no copo (Foto:Sandra Delgado/Divulgação) Wagner Moura posou para a mulher com copo de estimação do pai A fotógrafa baiana Sandra Delgado, que é casada com o ator Wagner Moura, retratou 36 pessoas com seus objetos preferidos para a exposição Objetos da Memória, em cartaz na Galeria Escombros, no Rio. O artista foi fotografado com um copo de estanho herdado de seu pai.