Chuva em Salvador foi 925 mm a menos do que o esperado no último ano

Previsão era de que chovessem 2098,9 mm em 2016

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 22 de março de 2017 às 06:19

- Atualizado há um ano

O último Verão em Salvador foi mais seco que o esperado pelos meteorologistas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos 12 meses choveu 925 mm a menos do que a média do período.

A expectativa era que o volume de chuva total fosse de 2098,9 mm, mas caiu 1773,4 mm. Segundo o diretor de Águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, na última década tem chovido abaixo do esperado.

Para o especialista, apesar de se atribuir a redução da chuva a mudanças climáticas, trata-se de um fenômeno cíclico. “Isso não é algo que veio para ficar, já houve outras secas severas”.

Quanto ao nível das barragens, Topázio diz que não é hora de acender o sinal vermelho, já que entre abril a julho as chuvas são mais intensas em Salvador e RMS.

A expectativa para os próximos três meses é positiva, pelo menos no litoral. “A previsão é que no Nordeste vá chover abaixo da média, mas o litoral deve ficar dentro”. Mas a projeção não é muito precisa. Só dá para saber se vai chover, mesmo, com 15 dias de antecedência.