Chuva forte atrasa ida de eleitores em Vitória da Conquista

Eleitores com camisas do candidato a presidente Jair Bolsonaro relataram que estavam sendo impedidos de votar.

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 28 de outubro de 2018 às 14:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
. por Mário Bittencourt

Uma chuva torrencial que deixou ruas alagadas e pedras espalhadas em vários locais da cidade atrasou a ida de eleitores de Vitória da Conquista, Sudoeste do Estado, neste domingo (28) de segundo turno das eleições. O município de 338 mil habitantes, e que tem o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com 221.849 eleitores, por conta da chuva estava praticamente sem filas nas seções eleitorais, com tempo médio de votação de um minuto.

[[galeria]]

Várias seções eleitorais em colégios, como o Adelmário Pinheiro, no bairro Alto Maron e o Centro de Educação Municipal Paulo Freire, no Urbis V, apresentaram goteiras, mas isso não impediu que a votação continuasse. Em algumas seções, contudo, as urnas tiveram de ser mudadas de lugar por conta das goteiras. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até às 13h deste domingo, apenas duas urnas eletrônicas tiveram de ser trocadas por problemas técnicos, uma no Instituto Federal da Bahia (IFBa) e outra na Escola Raimundo Bahia da Nóbrega, bairro Kadija.

Acompanhe o tempo real do segundo turno das eleições

No IFBa, a troca da urna fez com que o porteiro de condomínio Romeu de Oliveira Silva, 53, se atrasasse para o trabalho. “Me disseram que a urna seria trocada em torno de uma hora, esse é o tempo que tenho pra chegar no trabalho”, lamentou. Na escola Abdias Menezes, centro da cidade, eleitores com camisas do candidato a presidente Jair Bolsonaro relataram que estavam sendo impedidos de votar. O caso está sendo apurado pelo TRE.

Outro caso que está sendo investigado é o de um homem que foi conduzido por suposta boca de urna na porta de uma escola. Policiais o levaram para a sede do TRE em Vitória da Conquista para serem tomadas possíveis providências. No início da tarde desde domingo, a chuva deu uma trégua, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até a noite devem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas.