Chuvas afetam quase 35 mil pessoas na Região Sul

Já são 90 municípios atingidos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, 6.309 pessoas foram afetadas pelas chuvas em 126 cidades

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2017 às 07:38

- Atualizado há um ano

O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina nos últimos dias subiu para 28.698, segundo balanço da Defesa Civil. Já são 90 municípios atingidos no estado e ao menos 8.698 residências prejudicadas pela chuva. Segundo o órgão, 21.260 pessoas estão desalojadas na casa de parentes e amigos e outras 2.346 pessoas estão desabrigadas. Não há informações de feridos.

Os municípios de Lages e Rio do Sul decretaram emergência e solicitaram assistência humanitária. Os 27 abrigos em espaços públicos que foram montados nos municípios já receberam cerca de 1.366 pessoas. Outros 25 abrigos foram montados no estado. Escolas da rede pública de mais de 30 cidades tiveram as aulas canceladas anteontem, sem previsão de retorno. Ontem, também foram suspensas as aulas em São João Batista, Tijucas e Brusque.Vista do município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, onde a cheia do Rio Uruguai deixou famílias desabrigadas (Foto: Flávio Neves/Estadão Conteúdo)Com o fechamento do aeroporto de Chapecó, a CBF decidiu adiar a partida entre Chapecoense e Grêmio, válida pela quinta rodada do Brasileiro, então marcada para hoje. O jogo será amanhã, às 19h30, na Arena Condá. No Rio Grande do Sul, 6.309 pessoas foram afetadas pelas chuvas em 126 cidades. No total, 433 famílias foram desabrigadas e outras 1.077 desalojadas, de acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil. Ao todo, 52 municípios decretaram emergência. Os mais atingidos foram Uruguaiana e Itaqui, que decidiu antecipar as férias escolares.

O tempo deve firmar apenas no fim de semana, com a chegada de uma frente fria que irá derrubar as temperaturas na Região Sul. Choveu forte também na capital paulista, que ficou em estado de atenção para alagamentos durante a manhã. Em apenas seis dias, a cidade atingiu o volume de precipitação esperado para todo o mês de junho.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até as 7h de ontem, choveu 51,9 milímetros - a média histórica do mês é de 51 mm. Duas pessoas ficaram feridas após a queda de uma árvore. Três rodovias tiveram trechos interditados e ao menos duas cidades registraram deslizamentos e inundações por causa das chuvas que também atingem, desde anteontem, o interior de São Paulo.