Chuvas deixam cerca de 500 pessoas desabrigadas em Salvador, diz prefeitura

Maioria dos moradores que perderam suas casas são das localidades do Bom Juá, San Martin e Pau da Lima

Publicado em 28 de abril de 2015 às 18:00

- Atualizado há um ano

Cerca de 500 pessoas estão desabrigadas por conta dos deslizamentos e alagamentos decorrentes das fortes chuvas que atingiram a capital baiana entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (27). De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), a maioria dos moradores que perderam suas casas são das localidades do Bom Juá, San Martin e Pau da Lima.(Foto: Manu Dias/ GOV BA)Desde o final da tarde de segunda (27), a prefeitura disponibilizou diversos espaços para as famílias que perderam suas casas, a exemplo da Escola  Municipal Helena Magalhães, no bairro de Marechal Rondon; da Paróquia de Marechal Rondon, na Boa Vista de São Caetano; o Espaço Comunitário Axé, em Pau da Lima; além de hotéis nos bairros de Pau da Lima e Itapuã.

[[saiba_mais]]

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também tem encaminhado os cadastros das famílias para o programa Aluguel Social,  benefício no valor de R$ 300 disponibilizado pela prefeitura durante três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.As unidades das Prefeituras-Bairro em Itapuã, Pau da Lima, Cabula/Tancredo Neves, Centro/Brotas, Cajazeiras, Cidade Baixa e Subúrbio/Ilhas estão funcionando para atender às solicitações dos moradores tanto em atividades rotineiras, como substituição de lâmpadas e limpeza, quanto às relacionadas com a chuva.

Somente na segunda-feira, 27 pessoas foram presencialmente às unidades para pedir ajuda devido a situação provocada pelo temporal. Na unidade de Pau da Lima, 50 moradores da região do Coroado permaneceram em suas casas até que fosse disponibilizado o Espaço Axé para abrigamento. As equipes de rua estão visitando as áreas mais críticas para ajudar na intermediação entre moradores e o poder público.  

Áreas de riscoDurante a coletiva realizada nesta terça-feira (28) após um sobrevoo às áreas ameaçadas pelo temporal, o governador pediu aos moradores das áreas de risco para que colaborassem com o trabalho das equipes que visitarão as zonas ameaçadas. "Essas pessoas podem ter certeza que não ficarão desamparadas e nos colocamos, todos aqui, à disposição para distribuição de aluguéis sociais e locais para abrigar quem precise deixar seus imóveis".

Equipes do Exército vão auxiliar na retirada de moradores de áreas ameaçadas após o temporal que atingiu a capital baiana nesta segunda-feira (27). Os militares foram acionados para retirar as famílias, mobiliários e pertences que estão em casas ameaçadas pelas chuvas. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesas Civil Municipal, Estadual e Federal também irão cooperar com o atendimento das vítimas das chuvas.