Cidade baiana assumirá compromisso com a ONU por agenda sustentável até 2030

Representante da entidade estará em Santa Bárbara, nesta quarta (10), para assinatura de documento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2019 às 12:30

- Atualizado há um ano

A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, no Centro Norte baiano, assina na próxima quarta-feira (10) um compromisso com a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), que enviará um representante para a cerimônia de formalização da convenção.

A Agenda 2030 é um compromisso aprovado em 2015 por 193 países, inclusive o Brasil, na qual 17 macro metas e 169 metas que constam entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até o final da próxima década. 

Em cerimônia realizada no Colégio Estadual São José, a partir das 8h, a população e lideranças políticas locais receberão Frederico Lacerda, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para que o pacto seja firmado.

Também participarão do evento representantes dos governos federal e estadual, além de lideranças políticas de outras cidades, para quem serão apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do programa.

Segundo a assessoria da prefeitura local, “a iniciativa é fruto de discussões internas que visam o aprimoramento da gestão, considerando a necessidade de Santa Bárbara se integrar às políticas globais previstas na Agenda 2030”. 

De acordo com o prefeito da cidade, Professor Jailson (PT), o desenvolvimento sustentável é a “harmonia entre as necessidades sociais com as ambientais e econômicas, num novo modelo de fazer política que transcende partidarismos”. “Todos aqui desejam se engajar no princípio de cidadania planetária, em que temos a clareza do que ocorre no município afeta o planeta e vice-versa”, complementa ele. 

Na iniciativa, intitulada Nossa Santa Bárbara Sustentável, também serão definidas ações de curto, médio e longo prazo para que, com apoio da população, os compromissos assumidos sejam cumpridos.