Cidadezinhas da Toscana guardam paisagens lindas e histórias incríveis

Descubra os encantos de Pienza, Monticchiello e Cappella della Madonna di Vitaleta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Giácomo Mancini/Acervo Pessoal

Se viajar é bom, com amigos é ainda melhor. A máxima vale desde que todos tenham os mesmos objetivos nos passeios. E foi exatamente isso que nos uniu na Toscana: Giácomo e Patrícia, Roberto e Carla, Adrian e Iara, Marcelo e Anelisa. Os quatro casais já conheciam a Toscana - então, não precisávamos seguir aquele roteiro tradicional. Uma ótima oportunidade para descobertas. Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: Pienza - cidade idealA casa que alugamos ficava a 6 quilômetros do centro histórico de Pienza. Por sugestão de nossa anfitriã, Francesca, foi nosso local de compras de comida. Quem gosta de cozinhar sabe bem o quanto é prazerosa uma ida à feira.

Pois foi por ela que começamos: era uma sexta, dia em que produtores da região se instalam em uma pequena área da cidade com frutas, legumes, hortaliças, embutidos e, é claro, queijos - entre eles, o famoso e delicioso pecorino. Nem precisa dizer que saímos carregados...

Felizes com as compras, deixadas nos carros por causa do peso das sacolas, partimos para passear por Pienza. E pudemos entender por que  é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Que lindeza! Ela é chamada de ‘cidade ideal’ -  planejada  por um renomado arquiteto renascentista a pedido do filho ilustre da terra - o papa Pio II.  Campos de feno também compõem as paisagens da Toscana (Foto: Adrian Berenguer/Acervo Pessoal) Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Ao caminhar por suas ruas estreitas, rodeadas de construções com o tom ocre, típico da Toscana, temos a sensação de estar no século XV. Passeie até a praça central e conheça a Cadetral, o Palácio Municipal e o Palácio Piccolomini, residência de veraneio de Pio II e que foi cenário do filme Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli.

Pienza é aconchegante. Siga pelo becos e não se espante quando, vez ou outra, você se deparar com a vista deslumbrante do Val d'Orcia. Siga os cheiros e entre nas lojinhas que vendem os maravilhosos produtos da Toscana, como as trufas. Siga as placas das ruas e tire fotos na Via della Fortuna, Via del Bacio e, principalmente, na Via dell'Amore.  A Via dell'Amore é outro ótimo point para cliques (Foto: Giácomo Mancini/Acervo Pessoal) Monticchiello - teatro famoso O burgo medieval de Monticchiello é do século X. Estava a apenas 2 quilômetros de nossa casa italiana.  Hoje tem apenas 200 habitantes. Mas já foi disputada por Siena e Florença. Numa das guerras entre as duas cidades, chegou a ser conquistada por Cesare Borgia, em 1502. Em 1553, foi conquistada pelas tropas de Carlos V. 

A longa história de luta deixou algumas marcas nas muralhas da cidade, mas Monticchiello resistiu bem. E, para lembrar essa luta, os moradores, sempre no mês de julho, organizam um evento famoso na Toscana, o ‘teatro pobre’. Eles mesmos criam as peças, os cenários e figurinos para os espetáculos, usando a história e problemas políticos e sociais como pano de fundo.  Os ciprestes  italianos aparecem em várias partes da região (Foto: Marcelo Araújo/Acervo Pessoal) Para quem gosta de histórias da Segunda Guerra, Monticchiello é uma descoberta. Em 1944, soldados alemães, alertados que havia partigiani - homens da resistência escondidos na cidade - alinharam todos os moradores na muralha  para serem executados. Foram salvos por interferência de uma senhora alemã, esposa de um proprietário de terras. Ninguém sabe o que ela falou, mas os nazistas foram embora sem disparar um único tiro. 

Monticchiello é pequena, mas muito acolhedora. Fomos conhecer a cidade em um fim de tarde. Um vilarejo que parecia só nosso! Andamos pelas ruas estreitas, entramos na igreja pouco antes da missa e os poucos moradores que vimos nem deram muita importância para os ‘brasiliani’. Estavam mais preocupados em cuidar da própria vida.

Cappella della Madonna di Vitaleta Uma capela. Apenas uma capela, no meio de um campo de trigo, numa propriedade particular. Mas quem gosta de fotografia sabe que a Cappella della Madonna di Vitaleta talvez seja um dos locais mais fotografados da Itália.  A Cappella é um dos locais mais fotografados da Itália (Foto: Giácomo Mancini/Acervo Pessoal) É um prédio pequeno, que fica próximo da estrada entre San Quirico d´Orcia e Montalcino, no coração da Toscana. Foi construída no fim no renascimento e mencionada pela primeira vez num documento de 1590. Passou por reforma em 1884.   

Por estar na Toscana, cada hora do dia possibilita uma fotografia diferente. Amarelada pela manhã, alaranjada ao meio-dia, quase vermelha à tardinha, no pôr do sol. As fotos ficam sempre bonitas. Seja na frente da capela, seja na parte de trás. Já foi cenário de muitos filmes, é sempre locação de noivos em trajes de casamento. Não importa o tempo, não importa a estação do ano. Sempre vale a pena parar e tirar uma foto. Foi o que fizemos.

Tudo leva uma hora Quando saíamos para passear, sempre brincávamos: vamos chegar ao destino em uma hora. As estradas da Toscana são tão sinuosas e lindas que é impossível passar rapidamente por elas. Portanto, quando planejar sua viagem, não se iluda com as distâncias.

O GPS pode até dizer que são 20 quilômetros de um lugar a outro, mas você vai levar mais tempo do que pensa. Primeiro, porque as curvas, uma após outra, não permitem pé pesado no acelerador. Segundo, porque você vai ver paisagens tão maravilhosas ao seu redor que vai ser impossível não parar para apreciar e fotografar.

Os homens de nosso grupo são apaixonados por fotografia. Graças a eles, tivemos a impressão de ter registrado nas lentes das máquinas todos os ciprestes, todos os girassóis, todos os campos de feno que encontramos pelo caminho. Nosso cenário preferido foi na estrada entre Monticchiello e Pienza.  Girassóis são encontrados, aos montes, na beira das estradas (Foto: Giácomo Mancini/Acervo Pessoal) Se as paradas à beira das estradinhas valeram? Veja as fotos! E no próximo domingo, confira os restaurantes e vinícolas que visitamos.

Como chegar Saímos de Salvador pela TAP, fazendo escala em Lisboa e chegando a Roma. O mesmo caminho pode ser feito com a Alitalia (porém, com parada em São Paulo ou Rio de Janeiro no lugar de Portugal). Para ir da capital italiana até a Toscana, alugamos dois carros para o grupo. Brasileiros não precisam de visto, mas é necessário passaporte.

Para dirigir pelo país sem preocupações, é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A PID é emitida pelo Detran de cada estado e é a  CNH traduzida para sete línguas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

*Colaboraram para o Bazar