Ciência ao alcance de todos: Marcelo Gleiser encerra Fronteiras Braskem do Pensamento 2018

Conferência do físico acontece nesta segunda-feira (15), às 20h30, no Teatro Castro Alves

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 05:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A conferência do físico, professor e escritor carioca Marcelo Gleiser nesta segunda-feira (15), às 20h30, no Teatro Castro Alves, marca o encerramento da temporada 2018 do Fronteiras Braskem do Pensamento. Neste ano, estiveram no evento o escritor angolano José Eduardo Agualusa, o historiador brasileiro Leandro Karnal e o filósofo francês Gilles Lipovetsky.

Gleiser falará sobre o tema Imortalidade, Transhumanismo e o Futuro da Humanidade: Um Mundo Mágico ou Trágico?. Formado em Física pela PUC-RJ e com doutorado no King’s College, da Universidade de Londres, na Inglaterra,

Gleiser é internacionalmente reconhecido no meio acadêmico. Ele também é membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society, além de colunista do jornal Folha de S. Paulo e da National Public Radio (NPR). 

No Brasil, o físico tornou-se popular em 2006, quando apresentou o quadro Poeira das Estrelas, no programa Fantástico, em que tratou de temas como a interferência da religião na ciência e a teoria do Big Bang. Na TV, Gleiser mostrou que era capaz de falar sobre um assunto complexo de forma acessível a todos. 

Autor de mais de uma centena de artigos e dezenas de textos publicados em formato impresso ou digital, o foco da pesquisa de Gleiser é o surgimento de estruturas complexas da natureza para descobrir o sentido do mundo e nosso lugar no grande esquema das coisas.

Para isso, ele tem como foco questões fundamentais relacionadas ao que chama de “três origens”: a origem do universo, a origem da matéria e a origem da vida na Terra e em todos os lugares do cosmos.

Gleiser também escreveu livros científicos que se tornaram best-sellers, como A Dança do Universo, em que apresentava versões de diversas culturas para o mistério da Criação, até chegar à explicação da ciência moderna para o surgimento do Universo.

O livro venceu o prêmio Jabuti de 1998 na categoria melhor ensaio ou biografia. Em 2002, venceu novamente o Jabuti, pelo livro O Fim da Terra e do Céu, em que também abordava a relação entre religião e ciência.  

SERVIÇO

O quê: Fronteiras Braskem do Pensamento com Marcelo Gleiser 

Quando: segunda-feira (15/10), às 20h30

Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande).

Ingresso: R$ 50 | R$ 25 

Clube Correio (40% de desconto).