Ciência “invade” espaço tradicional de lazer de estudantes universitários 

Programação faz parte do 2º Pint of science 

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 15 de maio de 2018 às 20:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORRREIO

O “Tampinha Bar & Restaurante, localizado na Rua Caetano Moura, na Federação, é um conhecido reduto dos estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vão para lá para “descontrair” após as aulas e nos fins de semana. Na noite desta terça-feira (15), a ciência invadiu o espaço de lazer, ocupado durante a segunda noite pelo Pint of Science, evento que reúne cerveja e divulgação científica. 

“A ideia é trazer a ciência para a comunidade, falando em uma linguagem informal. É fazermos um brinde à ciência e bater um papo”, disse uma das professoras que compõem a comissão organizadora a professora Tânia Barros, diretora da faculdade de Farmácia. Além do Tampinha, houve palestras nos bares Barravento e Caranguejo do Porto, ambos no bairro da Barra. 

Nem a falta de energia que atingiu o bairro da Federação impediu o evento de acontecer. Com o bar às escuras, o público foi se ajeitando nas mesas, usando luz de velas e lanternas de alguns celulares. O importante era fazer este brinde. Porém, poucos minutos antes do Pint of Science começar, a sorte mostrou que também colabora com a ciência e a luz voltou. 

Quebra de paradigma Foi meio por acaso que o estudante de Pedagogia Leandro Santiago, 30, foi parar no Pint, onde ocorreu uma palestra sobre Microbiologia, mas ele aproveitou para aprender mais um pouco. “Vim aqui encontrar uma amiga, nem sabia que estava ocorrendo este evento. Temos uma academia engessada, barroca, mas uma proposta dessa é uma quebra de paradigma. A produção científica tem que estar em todos os espaços, inclusive lúdicos”, disse, em tom de aprovação. 

A maioria do público era composto por interessados pelo tema, como o estudante de Farmácia Felipe Pinto, 20. Fazendo iniciação científica na área de Microbiologia, ele achou esta uma boa oportunidade para aprender um pouco mais sobre o tema que estuda. “É uma experiência diferente e motivadora, em que a gente sai do ambiente convencional da palestra. Aqui é mais descontraído e mais propício à conversa”, comentou.

Para o palestrante da noite, o professor do Instituto de Biologia Pedro Meirelles, o desafio de trazer um tema tão complexo como a Microbiologia para uma linguagem mais simples, foi motivador. “Espero que as pessoas se encantem com a microbiologia como eu me encantei”, disse sobre a ciência que estuda os organismos que tem a maior diversidade do planeta e impacto em várias áreas, como a saúde humana e equilíbrio do planeta. 

Ele acrescenta que o momento de contato com quem está fora dos espaços acadêmicos é precioso. “É importante que as pessoas saibam que fazer ciência é fundamental para o desenvolvimento social, econômico. Em tempos em que a ciência tem sido atacada de forma tão grosseira, de pós verdades e fake news, quando as pessoas sabem do cuidado do fazer científico, possam passar a se questionar mais sobre o que vemos por aí”, disse. 

Pint of Science O evento acontece a nível mundial com o propósito de aproximar a ciência dos cidadãos comuns. Na Bahia, o Pint of Science é organizado pela Ufba e está em sua segunda edição. Este ano, além de Salvador, a iniciativa está presente em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. 

A programação na capital continua nesta quarta-feira (veja abaixo), às 19h30. A entrada para as palestras é gratuita e não precisa de inscrição. Porém, o frequentador tem que pagar o que consumir nos estabelecimentos: 

Barravento “Dança em processo” Fabiana Dultra Britto (Dança)

Caranguejo do Porto “Bahia de Todos os Santos (Kirimurê)” Jaílson Bittencourt de Andrade (Química)

Tampinha Bar “A luta pelo direito à saúde no Brasil” Carmen Fontes de Souza Teixeira (Saúde Coletiva)