Cientistas australianos descobrem a maior planta do mundo

'Posidonia australis' foi localizada nas águas rasas e ensolaradas da Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2022 às 09:40

. Crédito: Rachel Austin/Universidade da Austrália Ocidental

Pesquisadores australianos anunciaram  a descoberta a maior planta do mundo. A erva marinha da espécie "Posidonia australis" foi localizada nas águas rasas e ensolaradas da Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay, na Austrália, e ocupa uma área de 220 quilômetros quadrados, equivalente a 25 mil campos de futebol.

A planta também chama a atenção pela resiliência. Estudo publicado na revista New Scientist mostra que a erva marinha encontrada na Austrália tem pelo menos 4,5 mil anos. A estimativa de idade foi feita a partir da taxa de crescimento anual da espécie.

A descoberta foi feita a partir de 18 mil amostras da planta coletadas em dez locais diferentes nas duas enseadas de Shark Bay. Após as análises, os pesquisadores descobriram que as amostras de nove locais eram idênticas. A semelhança indicava que elas pertenciam à mesma planta maciça, que deve ter começado a crescer em uma enseada, expandido e depois se espalhado para dentro da outra enseada.

O recorde anterior era de outra erva marinha, a "Posidonia oceanica", que se estende por 15 quilômetros no Mar Mediterrâneo, segundo O Globo.