Cientistas encontram fóssil de embrião de dinossauro prestes a nascer

Posição do embrião remete aos pássaros antes de chocarem os ovos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 11:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Universidade de Birmingham / Lida Xing/AFP

Um embrião de dinossauro perfeitamente preservado, com cerca de 66 milhões de anos, foi encontrado em Ganzhou, sul da China por cientistas. Apelidado de Baby Yingliang, o animal estava se preparando para sair do ovo e pertencia a um dinossauro terópode desdentado, ou oviraptorossauro.

“É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados na história”, disse Fion Waisum Ma à agência France Presse. Ele é pesquisador da Universidade de Birmingham e coautor de um artigo sobre o assunto publicado nesta terça-feira (21) na revista iScience.

Ma e seus colegas descobriram que a cabeça de Baby Yingliang estava abaixo de seu corpo, com os pés de cada lado e as costas curvados, um comportamento adotado pelos pássaros.

Quando os pintinhos se preparam para sair do ovo, colocam a cabeça sob a asa direita enquanto quebram a casca com o bico. “Isso indica que esse comportamento nos pássaros modernos evoluiu e se originou entre seus ancestrais dinossauros”, disse Ma.

O espécime era um dos vários fósseis de ovo que foram esquecidos por décadas em depósitos. A equipe de pesquisa suspeitou que eles podem conter dinossauros não nascidos e raspou parte da casca do ovo do bebê Yingliang para descobrir o embrião escondido dentro.

“Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de passarinho enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros”, disse o professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, que faz parte da equipe de pesquisa, em um comunicado.

Pesquisadores acreditam que a criatura tem entre 72 milhões e 66 milhões de idade, e provavelmente foi preservada por um deslizamento repentino que enterrou o ovo. Afirmam que o animal provavelmente teria se alimentado de plantas e que teria crescido de dois a três metros se tivesse vivido até a idade adulta.