Cinco empresas são autuadas por vender álcool gel e máscara por preços abusivos

Delegacia de Defesa do Consumidor foram a estabelecimentos nesta sexta (20)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de março de 2020 às 15:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr. / CORREIO

A venda de álcool gel, máscaras e luvas, produtos usados na proteção contra o coronavírus, está sendo fiscalizada pelas equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). Nesta sexta-feira (20), cinco empresas foram autuadas pela prática de preços abusivos.

A fiscalização aconteceu na Mouraria, Caminho de Areia, Barra, Graça e Pelourinho. Ao todo, 20 estabelecimentos entre, farmácias, distribuidoras de materiais médicos e hospitalares e lojas de cosméticos foram visitadas pelos policiais e cinco deles notificados.

Um desses estabelecimentos, no Caminho de Areia, vendia 200 ml de álcool gel por R$ 20 - antes, o produto custava R$ 8,90. Após a fiscalização, o preço retornou ao normal e o gerente foi intimado a comparecer na Decon e apresentarem nota fiscal.

Dois homens também foram flagrados vendendo álcool gel e máscaras sem autorização e foram conduzidos para a Decon. O material foi apreendido e a dupla foi ouvida e liberada.

“Esses são produtos que precisam de licenças específicas, não podem ser vendidos no meio da rua e sem os critérios estabelecidos para a sua regulamentação”, explica a coordenadora da ação de fiscalização, a delegada Glória Isabel.

A diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegada Maria Selma, destacou a importância da ação. “Com esta ação pretendemos evitar a exploração indevida de preços desses produtos e outras irregularidades. A população pode continuar denunciando na Decon para que possamos coibir as práticas comerciais indevidas”.

As ações de fiscalização foram iniciadas após denúncias de que estabelecimentos estão vendendo os produtos, usados na proteção contra o coronavírus, a preços abusivos, principalmente em lojas no centro de Salvador. A procura por parte dos consumidores cresceu bastante nas últimas semanas.