Cinco mil pessoas devem participar de Sete de Setembro em Salvador; veja programação

Festejos do feriado começam às 8h15; cinco mil pessoas são aguardadas

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O 196ª aniversário da Independêcia do Brasil, em Salvador, deve ser comemorado por cerca de 5 mil pessoas nesta sexta-feira (7). O desfile cívico militar, que simboliza a data, começa às 9h, no Campo Grande, no Centro da capital.

Este ano, tropas da Marinha e do Exército vão desfilar e cantar músicas de suas respectivas tropas. Antes do desfile, às 8h15, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos, passará em revista à tropa formada para o desfile. 

Às 8h55, em frente ao palanque montado no Campo Grande, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, respectivamente, pelo governador da Bahia, Rui Costa, pelo comandante do 2° Distrito Naval e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) estará presente com cerca de 300 agentes, que desfilam logo após a Polícia Civil. Participam também as fanfarras das Escolas Municipais Helena Magalhães, Teodoro Sampaio, Fazenda Coutos e da Palestina, dando um show de diversidade musical pelas ruas do Centro.

Transporte A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte para garantir o deslocamento da população para o desfile. Serão ofertados nove veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 12h até 19h30, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio.

A Semob afirmou, ainda, que a frota de 18 linhas de ônibus que atendem ao Centro, até as15h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as interdições da Transalvador.

Saúde A Secretaria de Saúde manterá equipes na base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris para atender possíveis emergências.

Fiscalização A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 25 agentes de fiscalização, que irão manter o ordenamento do comércio informal no perímetro da festa, das 7 às 17h. 

Na sexta (7) e no sábado (8), das 19h às 2h da manhã, 17 fiscais por dia participarão das operações integradas de rotina, juntamente com outros órgãos municipais, em diversos bairros.

Segurança O efetivo da GCM atuará no entorno do Centro com proteção de monumentos e equipamentos públicos e com a realização de patrulhamento preventivo.