Clássico baiano já decidiu Copa do Nordeste três vezes

Nesta quinta (27), no entanto, Ba-Vi valerá pela partida de ida das semifinais do torneio regional; vantagem, no histórico da competição, é do Leão

Publicado em 27 de abril de 2017 às 08:30

- Atualizado há um ano

O clássico baiano abre nesta quinta (27) as semifinais do principal campeonato regional do país. Às 20h30, Vitória e Bahia começam a decidir, no Barradão, uma vaga na final da Copa do Nordeste.

O Bahia chega dono da melhor campanha e invicto na competição. São seis triunfos e dois empates, o que garante o jogo de volta na Fonte Nova, domingo (30), às 16h. Esta é a única “vantagem” tricolor. Gol fora de casa vale como critério de desempate, mas, em caso de empates pelo mesmo placar, o finalista será conhecido após disputa de pênaltis.Edigar Junio e Patric disputam bola durante primeiro clássico do ano, válido pelo Baiano, em que o Leão levou a melhor por 2x1 (Foto: Betto Jr./CORREIO)

O Vitória tem um trunfo de última hora que nem gostaria. A CBF acatou recomendação do Ministério Público (MP-BA) e determinou torcida única nos próximos quatros clássicos - incluindo os dois da final do Campeonato Baiano, dias 3 e 7 de maio. Com isso, nesta quinta (27) haverá só rubro-negros no estádio.

A dupla Ba-Vi ja decidiu a Copa do Nordeste três vezes. Em 1997 e 1999, deu Leão. Em 2002, Esquadrão. O clássico aconteceu 11 vezes pelo torneio regional, com cinco triunfos do Vitória e quatro do Bahia, além de dois empates.

Será o 488º Ba-Vi da história iniciada em 1932. A vantagem na estatística geral é do Bahia, que venceu 189 jogos. Vitória ganhou 157 e, portanto, “deve” 32. Houve 141 empates.

O técnico rubro-negro Argel Fucks tem a volta do atacante Kieza e do volante e capitão Willian Farias, mas continua sem o meia Gabriel Xavier. O tricolor Guto Ferreira tem o zagueiro Jackson e o volante Edson à disposição.

CLÁSSICO PERNAMBUCANO

As quatro camisas mais tradicionais do Nordeste estão contempladas nas semifinais, que terá Santa Cruz e Sport fazendo o clássico pernambucano em busca da outra vaga na decisão. O jogo de ida é sábado, na Ilha do Retiro, e a volta no dia 3 de maio, no Arruda.

A final da Copa do Nordeste está marcada para 17 e 24 de maio. Além da taça, o campeão ganhará vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018 e uma premiação de R$ 1,25 milhão.