Clássico de Verger e Carybé ganha nova edição na Flipelô

Lendas Africanas dos Orixás é um dos títulos mais procurados por pesquisadores da diáspora africana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2019 às 13:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Parceria que selou a amizade e  colaboração artística entre Pierre Verger (1902-1996)  e Carybé (1911-1997), o livro  Lendas Africanas dos Orixás  ganha nova edição, que será apresentada  nesta quinta (8) durante a  Flipelô, às 18h,  no Solar Ferrão. No mesmo local, será aberta exposição com  desenhos originais de Carybé produzidos a pedido de Verger para  o livro.   Durante o evento, acontece  roda de conversa com participação de Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, com o desing do livro, Enéas Guerra, e com Solange Bernabó, filha de Carybé.    A Fundação também lançará um aplicativo para smartphones que permitirá às pessoas ouvirem todas as lendas do livro, narradas pela Ebome e contadora de histórias  Nancy de Souza, carinhosamente chamada de Vovó Cici. 

Lançado originalmente  em 1985, pela editora Corrupio, Lendas Africanas dos Orixás é um dos títulos mais procurados por pesquisadores, religiosos e interessados em assuntos da diáspora africana.  O livro traz um compilado de lendas, cuidadosamente coletadas por Verger em 17 anos de sucessivas viagens pela África Ocidental, desde 1948, período em que se tornou babalaô (1950) e quando recebeu do seu mestre Oluô o nome de Fatumbi. As lendas, ilustradas com 24 desenhos, foram anotadas por Verger a partir das narrativas dos adivinhos babalaôs africanos.

A nova edição traz como  novidade o prefácio assinado por Reginaldo Prandi, sociólogo e pesquisador das mitologias dos orixás, autor do texto Um Babalaô me Mostrou. E inclui   texto de apresentação de Gilberto Sá e o prefácio original de Arlete Soares.

[[saiba_mais]]