Clínica Escola oferece atendimento gratuito à comunidade carente 

Estudantes da Unirb prestam serviço à população nas áreas de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Direito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2018 às 06:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A auxiliar de serviços gerais Rosenildes Nunes, 44 anos, estava incomodada com uma dor que a acompanhava a algum tempo, mas a falta de recursos a obrigava a adiar a consulta ao dentista. “Eu estava precisando tratar meus dentes e não tinha condições financeiras de pagar pelo tratamento”, explica. Assim como acontece com milhares de brasileiros, os cuidados com a saúde bucal não estavam cabendo no orçamento apertado.

Há cerca de um ano, Rosenildes ficou sabendo da existência da Clínica Escola Unirb, que presta atendimento gratuito ao público. “Pude fazer a extração e a limpeza que precisava e já voltei outras duas vezes. Os alunos foram atenciosos comigo ao tratar do meu problema nos dentes. Para mim foi importante esse atendimento”, revela. O grau de satisfação da auxiliar de serviços gerais foi tamanho que passou a indicar o serviço. Esse mês, ela retornará para concluir o tratamento. 

.diviframe {width:100%; height:290px; background-color: #f5f5f5;; margin-bottom: 20px;} .content {width:300px !important; height:250px; margin: 0 auto;} .banner {width:300px !important; height:250px; border:0;margin-top:20px;} O reitor da Unirb, Carlos Joel, explica que a clínica escola preza pelo atendimento humanizado, pautado na ética, e no compromisso de alinhar um ensino de excelência à oferta de serviços gratuitos. Além dos atendimentos em Odontologia, a unidade tem demandas nas áreas de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e até direito. “Os alunos têm a oportunidade do aprendizado teórico e prático, sob a supervisão de mestres e doutores”, explica.

Prevenção São altos no Brasil os índices de pessoas que desenvolvem doenças bucais e perdem a dentição por falta de prevenção, informação e, pela impossibilidade de pagar pelos tratamentos. Na Clínica Unirb, a comunidade carente tem acesso a procedimentos que vão de limpeza, radiografia e restauração a um tratamento de canal, próteses e até pequenas cirurgias periodontais e extração. Para facilitar o acesso, a Unirb mantém parcerias com ONGs, orfanatos, Colônia de Pescadores de Itapuã e Colégio Rotary.  

Diante da carência dos serviços de saúde, a resposta da comunidade tem sido de confiança. São feitos de 80 a 100 atendimentos odontológicos diários, para adultos e crianças. De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, Simone Tosta, 350 estudantes participam dos procedimentos preventivos, curativos e implantes, seguindo o nível de conhecimento das disciplinas cursadas e com supervisão. “Nossos alunos saem com um alto grau de empregabilidade e entendem que o mercado exige a multidisciplinariedade nos atendimentos”. 

“Integramos teoria e prática e contribuímos com a sociedade”  Carlos Joel, reitor da UnirbO reitor Carlos Joel explica que o investimento faz parte da missão de se aproximar da sociedade e beneficiar atendidos e estudantes, que não precisam esperar entrar no mercado de trabalho para conhecer o dia a dia da profissão. “Integramos teoria e prática e contribuímos com a sociedade, assistindo plenamente à população”, enfatiza. A experiência inspirou a criação da clínica móvel, que deverá começar a funcionar até o final do semestre. E para 2019, a Clínica Escola Unirb passará a oferecer diagnósticos em biomedicina e terá seu próprio laboratório.

“Nossos alunos saem com um alto grau de empregabilidade e entendem que o mercado exige a multidisciplinariedade nos atendimentos” Simone Tosta, coordenadora do curso de OdontologiaMultiprofissionais A clínica conta com 25 estagiários coordenados por professores da área de Fonoaudiologia, que acompanham 150 pessoas, com tratamentos de terapia da voz, gagueira, distúrbios neurológicos, alteração de leitura e escrita. Outros 30 procedimentos acontecem na Fisioterapia, com atendimentos neurológicos, de ortopedia, traumatologia e geriatria.

Na Nutrição, os pacientes têm acompanhamento personalizado com avaliação nutricional, prescrição de plano alimentar e atividades de promoção educativas. Também está situado na clínica, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde o cidadão recebe orientações de professores e estagiários de Direito a respeito de questões judiciais. O atendimento dos serviços é feito por ordem de chegada. Para agendar atendimento é necessário comparecer na Clínica Escola UNIRB, das 7h às 17h, que fica na Rua Deraldo Mota, 55, Piatã (ao lado do SESC). Para mais informações: 3368-8300.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.