Clubes das Séries A e B formam bloco e assinam carta sobre Liga

Grupo formado por 23 agremiações confirma ausência na reunião com times da Libra na CBF

Publicado em 9 de maio de 2022 às 20:23

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

O Athletico-PR divulgou, nesta segunda-feira (9), uma nova carta para tratar da criação da Liga Brasileira de Clubes. Ao lado de outros 22 times, os paranaenses determinam três pontos relacionados a aspectos financeiras, os quais dizem ser os melhores para o futebol brasileiro.

O primeiro diz respeito à divisão da renda: 50% igualitário, 25% pela performance esportiva e outros 25% por aspectos comerciais objetivos e mensuráveis. A proposta inicial era de 40% divido igualmente entre os times, 30% por questões esportivas e os demais 30% repartidos segundo audiência, assinatura de pay per view e engajamento nas redes sociais.

Em seguida é colocado que a diferença de receita entre o maior e o menor clube deve ser de 3,5 vezes no primeiro ano, tendo como objetivo alcançar 1,6 vezes de diferença máxima. Por fim, os times também pedem que a Série B tenha direito a 20% dos recursos advindos dos direitos de transmissão.

No mesmo comunicado, afirmam que não comparecerão à reunião que aconteceria na CBF na quinta-feira, dia 12, para a formalização da criação da Liga, batizada inicialmente como Libra. Eles prometem se juntar na próxima segunda-feira, dia 16, no Rio, para formalizar uma proposta.

Em uma primeira versão da carta, apareciam 30 signatários, mas depois ela foi corrigida, incluindo o América-MG e excluindo os nomes de Bahia, Grêmio, Vasco, Novorizontino, Guarani, Atlético-MG, Botafogo e Internacional.

Também ficam fora da carta os oito times que assinaram a criação da Libra (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Flamengo, Ponte Preta e Cruzeiro) e o Ituano.