Clubes de assinatura levam produtos diversos para clientes de todo o país

Tem livros, caixa com dieta zero açúcar, produtos para animais de estimação e até um box com kit para apimentar a relação

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 4 de junho de 2017 às 07:55

- Atualizado há um ano

Já imaginou receber todo mês uma caixa com um livro para seu filho ou um kit para seu animal de estimação? Basta fazer parte de um clube de assinatura, como fez Monique Esperidão, professora de Psicologia da Ufba. Ela tem duas filhas, Helena e Rebeca. A última tem 6 anos e está sendo alfabetizada. Para ajudar no processo, Monique e o marido decidiram assinar o Leiturinha, clube que incentiva a leitura para crianças com kit de livro e outras peças escolhidas especificamente para os pequenos. “A  seleção é ótima. É uma indicação que apoia muito o processo de alfabetização”, comenta Monique.Rebeca (dir.) conta com ajuda do Leiturinha para aprender  a ler. A irmã Helena (esq.) também se diverte (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Já administradora Juliana Garcia optou por outro clube, o VIPetbox e recebe uma caixa com petiscos, brinquedos e itens de higiene para Mia, sua cadela shitzu. “O custo-benefício fica bem interessante e as caixas sempre têm algo que não conheço”, diz. 

Clubes de assinatura se espalharam pelo país nos últimos dois anos e são um modelo de negócio que abrange diversos nichos de mercado: literário, de bebidas, de comida saudável e até mesmo para casais que estão querendo apimentar a relação.

Cuidados

O processo é todo on-line. Felippe Cardozo, sócio do BCM Advogados, chama atenção para possíveis riscos nestas transações. "Verifique se o clube informa CNPJ, telefone e endereço no site, desconfie sempre de preços muito abaixo da média e pesquise sobre a qualidade e reputação", comenta. Ele também alerta para segurança. "Observe se o site oferece ambiente seguro, isso indica que a loja tem medidas para lidar com segurança com informações dos clientes e evite comprar em computadores e rede wi-fi abertas, e não deixe seus dados salvos, como número de cartão e CPF", finaliza.Edições exclusivas de obras já publicadas são diferencial do TAG Livros, que vai trazer um livro que ainda não foi lançado na edição de aniversário em julho (Foto: Divulgação)TAG LivrosO TAG Livros (@taglivros) é um clube de assinatura criado pelos sócios Gustavo Lembert, Arthur Dambros e Tomás Susin e inspirado no antigo Círculo do Livro, que existiu entre 1973 e 2000. “A gente não queria só trabalhar com livros, mas com a experiência da leitura”, explica Gustavo. Por isso, a caixa do TAG traz, além da obra, uma revista falando sobre a história, com temas que envolvem o universo literário e que podem complementar a leitura. A box traz também o que os sócios chamam de mimo. Os livros de cada mês são selecionados por um curador escolhido pela equipe. Um dos diferenciais do clube são as edições exclusivas. “Todas elas têm capa dura e miolo em um papel de qualidade”, lembra Gustavo. Para fazer parte do clube basta acessar taglivros.comA embalagem foi desenhada para parecer um presente para a criança (Foto: Divulgação)Leiturinha Não é só quem já sabe ler que pode receber mensalmente livros em casa. O Leiturinha (@leiturinha) foi idealizado pelos amigos Guilherme Martins, Luiz Castilho e Rodolfo Reis quando conversavam sobre a importância de compartilhar o hábito da leitura com os filhos. Todo mês, assinantes recebem um kit com livros, uma carta pedagógica explicativa e outras surpresas, como marcador de páginas e adesivos. “Tudo para deixar o momento da leitura ainda mais divertido”, dizem os sócios. A curadoria é feita por uma equipe de especialistas em desenvolvimento infantil, que seleciona títulos baseada nos aspectos que devem ser estimulados em cada fase do desenvolvimento. Para assinar, basta acessar leiturinha.com.brClube do Zero: dieta na caixa para todo o Brasil (Foto: Divulgação)Clube do ZeroQuem tem dieta restritiva para açúcar, lactose ou glúten não precisa mais se desesperar correndo atrás de produtos pelos mercados. O Clube do Zero (@clubedozero) oferece planos para cinco tipos de dietas: zero açúcar, zero lactose, zero glúten, uma mista de zero lactose e zero glúten e outra com produtos com as três restrições. Além disso, você pode escolher entre o plano básico (8 a 12 produtos), que custa R$ 68,90 ou o premium (com até 18 produtos), por R$ 93,90. “Nosso comprometimento é enviar mais produtos em valor do que o cliente pagaria e também mandar coisas diferentes todo mês”, explica Daniel Walfrid, sócio do clube. Ele conta que uma das metas da empresa é trabalhar com mercado de comidas saudáveis e, assim, melhorar a vida das pessoas. Para assinar basta acessar o site clubedozero.com.brClube de assinatura Adeus Rotina promete esquentar qualquer relação (Foto: Divulgação)Adeus RotinaEsse é para casais que querem apimentar a relação. A ideia surgiu depois que Daiane Malgarin e Maicon Esteves viram uma matéria na TV sobre algo parecido, mas nos Estados Unidos. Os dois, que são casados, decidiram criar o Adeus Rotina (@adeusrotina). “Fizemos o site num fim de semana, definimos o que teria na caixa, procuramos um sex shop e em três dias, já tínhamos vendido”, conta Maicon. As caixas trazem brinquedos eróticos, itens de sex shop como óleos, cremes e fantasias, além de uma revista com dicas de uso dos produtos e conselhos para relacionamentos. O clube também se preocupa com a diversidade e alguns produtos das caixas diferem para casais de lésbicas, gays ou heterossexuais. Para assinar, basta acessar adeusrotina.com.brDonos de pets recebem produtos mensalmente (Foto: Divulgação)VIPetboxQuem tem animal de estimação também pode fazer parte de um clube, como o VIPetbox (@vipetbox), de Bruno Pompeo e Tamires Glaser. “Visitava ONGs ajudando, tenho 3 gatos e 3 cachorros e vi que para meus pets também seria bom”, conta Bruno. Pode assinar quem tem cão e/ou gato. As caixas vêm com petiscos, brinquedos, acessórios e produtos de higiene, todos indicados por profissionais. Antes de finalizar a assinatura, o dono do pet preenche um cadastro para a equipe conhecer melhor o bichinho, para não mandar algo que não seja bom para ele. As perguntas querem saber porte, raça, se ele é manso, agitado, brincalhão e até se tem restrições alimentares ou problemas de saúde, por exemplo. Há opções de plano mensal, semestral (ambos custam R$ 64,90) ou anual (R$ 63,90). A assinatura é feita pelo site vipetbox.com.br.