Cobrador que teve corpo queimado durante protesto está em estado de choque

Rafael Santos já se recupera em casa; suspeito de ataque a outro coletivo é preso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 19:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

O cobrador Rafael Oliveira dos Santos, que ficou ferido durante um ataque a ônibus nas imediações da Ceasinha do Rio Vermelho, na tarde desta quarta-feira (25), em Salvador, está em estado de choque. Ele teve parte de uma das pernas e de um dos braços queimados durante a manifestação. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo, o cobrador recebeu alta médica, mas ainda está assustado com toda a situação. 

"Ele vai se afastar para cuidar dos ferimentos, porque se formaram bolhas no local da queimadura. Ele não tem nem 30 anos, e casou recentemente. Temos uma boa relação. Ele está em casa, mas está mal, em estado de choque. Não está bem por causa do trauma que sofreu. No momento não tem condições de trabalhar", contou Primo.

Além do ônibus parcialmente incendiado na Avenida Juracy Magalhães, outro veículo foi completamente consumido pelo fogo, como parte dos mesmos protestos contra a morte de um morador, na quarta. Por conta deste ataque, um homem acabou preso, nesta quinta (ver abaixo). Familiares e amigos de Erivelton em manifestação depois do sepultamento (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) No caso do ônibus que deixou o cobrador ferido, a polícia informou que o ataque foi promovido por um grupo formado por seis mulheres, que usou líquido inflamável para tentar incendiar o coletivo. Rafael conseguiu correr, mas foi atingido pelas chamas em uma das pernas e em um dos braços. Ele foi socorrido para o hospital, onde ficou internado. O fogo danificou parcialmente o veículo. 

A agressão aconteceu depois que Erivelton de Assis Santos, 22 anos, morreu durante uma ação da polícia no bairro de Santa Cruz, onde outro ônibus foi queimado. A Polícia Militar afirma que o jovem trocou tiro com os policiais antes de ser baleado, e que estava com um revólver, pedras de crack e maconha. A família dele nega. Segundo os moradores, Erivelton não estava armado e não carregava drogas quando foi morto. 

Por conta dos ataques, os rodoviários suspenderam o serviço de transporte públicos no Complexo do Nordeste, que engloba os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Nordeste de Amaralina, na quarta. A situação ainda não foi normalizada.

Suspeito de ataque preso Já com passagem pela polícia por tráfico de drogas, Ediélson Oliveira de Souza, o Índio, 32 anos, foi preso, na tarde desta quinta-feira (26), suspeito de ter incendiado o ônibus no Vale das Pedrinhas. A captura foi feita por equipes da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina), na Rua Vila Indiana, Chapada do Rio Vermelho.

"Temos informações seguras de que Indio participou ativamente do ataque ao ônibus, mas, por medo, ninguém quer assumir oficialmente esta denúncia'", afirmou o comandante da 40ª CIPM, major Amílton Souza Teixeira Júnior. Foram apreendidos com Índio – encaminhado a 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), onde foi autuado, pela segunda vez, por tráfico de drogas – 24 pacotinhos de maconha.