Cobrança de estacionamento Zona Azul é suspensa pela prefeitura

Prefeito também decidiu antecipar salário de aposentados e pensionistas e determinou horário de atendimento para idosos em supermercados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de março de 2020 às 21:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Concha/Secom

A cobrança de estacionamento das cerca de 11 mil vagas de Zona Azul estão suspensas a partir desta terça-feira (24). Em vídeo gravado para as redes sociais, o prefeito ACM Neto anunciou essa e outras medidas em meio às ações para conter a pandemia de coronavírus em Salvador, como a antecipação de salário de aposentados e pensionistas e determinação de horário definido de atendimento de idosos em supermercados. Nesta quinta (25), o gestor anunciará novas medidas.

Sobre a suspensão da cobrança, o prefeito afirmou que os cidadãos ficarão sem pagar enquanto a cidade estiver vivendo os reflexos da pandemia. "Estamos muito atentos a cada detalhe e tomando todas as providências que sejam necessárias e que nossa capital precisa. O acompanhamento e enfrentamento a essa crise são prioridade absoluta e nossa gestão", declarou o prefeito. 

ACM Neto anunciou ainda a antecipação do pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas para antes dos vencimentos dos servidores. Para a folha deste mês, o pagamento aos inativos já acontece nesta quinta-feira (26). A medida visa evitar filas e aglomerações em bancos entre o público de maior risco para complicações em função do coronavírus. 

Outra iniciativa que beneficia os idosos é a obrigatoriedade de que os mercados abram das 7h às 9h para atender exclusivamente o público a partir de 60 anos. "Alguns estabelecimentos já vinham adotando essa prática, só que no horário de 6h às 8h. Terá que ser, com o decreto, de 7h às 9h", salientou o prefeito. A medida começa a vigorar na quinta-feira (26). 

O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), também recomenda que os mercados façam entrega em domicílio, dando prioridade aos idosos.